Dicas de como economizar energia em casa

Por muitas vezes, a conta de luz no fim do mês pode se tornar uma grande preocupação no nosso bolso. Em tempos de crise e por vivermos cada vez mais num mundo informatizado e dependente de energia elétrica, o consumo tende a ser maior para que supra nossa demanda. Entretanto, é possível economizar uma boa quantia em dinheiro, a partir de algumas mudanças de hábitos e dicas menos usuais, no uso de energia de seu apartamento em Campo Grande (MS).

Repare as fiações com defeito de sua casa

É mais comum do que se imagina, mas boa parte das pessoas não faz ideia que uma fiação defeituosa pode aumentar significativamente os gastos com energia elétrica. Um fio totalmente desencapado, por exemplo, pode puxar carga de maneira constantemente, levando o aparelho a consumir muito mais energia do que o necessário. Além disso, os riscos de levar um choque ou de um curto-circuito iniciar um incêndio são grandes.

Opte por lâmpadas que economizam energia

Uma lâmpada incandescente comum converte menos de 10% da energia que passa por ela em luz e os outros 90% de eletricidade são desperdiçados na forma de calor. Por isso, as lâmpadas dessa modalidade costumam superaquecer quando ficam acesas por muito tempo. Além disso, uma lâmpada incandescente gasta aproximadamente 60W para produzir uma determinada quantia de lúmem (unidade de fluxo luminoso) enquanto uma lâmpada de LED necessita apenas de 20W.

Diminua os banhos quentes

O chuveiro elétrico é o líder em excesso de consumo de energia elétrica em um imóvel. O banho quente pode totalizar ao fim do mês cerca de 35% do valor total da conta. Portanto, em dias frios gaste apenas o tempo essencial para o banho (aproximadamente 10 minutos) e em dias quentes abrace as mudanças de hábito e tome um banho frio.

Não tenha receio de usar da luz natural

Apenas apagar a luz quando não estiver um cômodo pode ser insuficiente. O consumidor sustentável e inteligente utilizará toda a luz natural que puder para iluminar seu imóvel e depender cada vez menos de lâmpadas para iluminar o ambiente. Abra suas janelas e cortinas e reduza sua conta mensal.

Troque seu ar-condicionado

Os aparelhos de ar condicionado mais modernos e eficiente chegam a gerar uma economia de 50%. Isso ocorre pois atingem a temperatura definida pelo usuário de maneira mais rápido. Além disso, procure manter os filtros limpos e o cômodo em que o aparelho estiver instalado o mais fechado possível para evitar a infiltração de ar externo, o que leva à ineficiência interna do ar-condicionado.

Tire seus aparelhos da tomada

Apesar de oferecer muita praticidade, a função stand-by não é muito econômico. Eletrodomésticos que possuem essa função podem utilizar até 20% do gasto usual quando ligados na tomada – ainda que não estejam ativados. Se você deixar muitos aparelhos plugados você terá um gasto contínuo sem estar utilizando, de fato, os aparelhos.

 

Deixe um comentário