Como decorar a sua cozinha e esconder o gás de cozinha

Normalmente todas as residências possuem pelo menos um botijão de gás de cozinha, pois este é extremamente útil e importante para as pessoas preparem os seus alimentos através da utilização do fogão.

O botijão de gás de cozinha funciona através do GLP que é uma espécie de alimento para manter o fogo aceso. Contudo, o GLP é um material inflamável que pode causar acidentes. O gás de cozinha é um item tão perigoso, que um acidente com um único botijão de 13 quilos, que normalmente é usado nas residências, pode causar a explosão de um quarteirão inteiro.

Por isso, a presença de um botijão de gás de cozinha dentro de casa é muito perigoso, e as pessoas precisam tomar os cuidados e precauções necessários para que os acidentes sejam evitados.

Uma das soluções seria instalar o gás de cozinha fora da casa, no entanto muitas pessoas moram em edifícios residenciais (apartamentos) e em casas que não possuem estrutura para instalar o gás de cozinha fora de casa. Além do que, a grande maioria da população não possui condições financeiras para construir determinadas estruturas fora de casa.

Por isso, precisamos aprender a tomar os cuidados necessários e esconder o gás de cozinha de forma que ele fique distante de qualquer fonte de calor e energia e os riscos de acidente sejam reduzidos.

Dicas Para Esconder o Botijão de Gás de Cozinha

O botijão de gás de cozinha é um item que, na maioria das vezes, atrapalha a decoração do ambiente desejada pelas donas de casa. Por isso, elas procuram uma série de formas de esconder o botijão de gás de cozinha, para que ele não destoe da decoração do ambiente.

Segue Abaixo Algumas Formas Práticas de Esconder o Botijão de Gás de Cozinha:

Kits de cozinha (capas de liquidificador, garrafão de água e botijão de gás de cozinha): Os Kit’s para gás de cozinha, liquidificadores e garrafões de água, podem ser encontrados facilmente no comércio, no entanto muitas donas de casa fazem uso da criatividade e fabricam com os mais diversos materiais (tecidos diversos, inserem bordados, crochê e outros materiais) os seus próprios kit’s.

Os kit’s personalizados e artesanais, ficam muito bonitos e harmonizados com a decoração da cozinha, se tornando uma ótima opção para que o gás de cozinha fique escondido. Segue aqui umas dicas:

Colocar o gás de cozinha dentro de um armário

Será necessário uma adaptação para ser colocada a mangueira que conduz o gás entre o botijão até o fogão;

Essa situação não é muito indicada, contudo resolve o interesse das pessoas de esconderem o  gás de cozinha. Pois o botijão acaba ficando em um local abafado, o que aumenta os riscos de acidentes.

Coloque o botijão de gás de cozinha debaixo da pia

Para isso é necessário fazer uma adaptação ou furo para que a mangueira passe;

Colocar o gás de cozinha embaixo da pia funciona quase da mesma forma que colocar no armário, apesar de que, embaixo da pia a ventilação é melhor que no armário.

É necessário fazer adaptações tanto pra guardar o gás de cozinha, como para colocar a mangueira no botijão de gás de cozinha e no fogão.

Faça um móvel falso apropriado para guardar o gás de cozinha:

Basta procurar um marceneiro e ele faz um móvel com bancada e apoio para esconder o botijão de gás de cozinha. O móvel apresenta o mesmo problema de arejamento que o armário, contudo atende as necessidades de esconder o gás de cozinha.

Faça uso de um biombo para esconder o gás de cozinha, caso você coloque uma tampa, pode adaptar como um outro móvel, mesa de apoio para cozinha ou para apoiar o micro-ondas. No entanto, nesse caso é necessário cuidado, pois o micro-ondas gera calor.

O biombo se enquadra nas mesmas questões do móvel falso.

Depois de todos os cuidados que você deve tomar em relação ao modo de ter um botijão de gás de cozinha de forma segura para sua família em casa, o segundo passo é, pensar em como escondê-lo, já que concordamos que não é muito bonito de deixar à mostra.

Ideias Para Esconder o Gás de Cozinha e Incrementar a Decoração

Se você deixar o seu botijão de gás de cozinha em uma varanda próxima a cozinha que você usa para receber os amigos ou para passar algumas horas na parte externa da casa, pode criar:

Faça uma “capa” de MDF

Para fazer essa “capa” de MDF, além do pedaço de madeira que deve ser pouco mais largo que o botijão e alguns centímetros mais alto também, precisa montar criando 4 partes, uma delas com dobradiça para abrir e fechar, quando precisar trocar o gás de cozinha.

Para incrementar o MDF você pode usar várias ideias, uma dela é colar pastilhas de azulejo coloridas e criar um efeito bem bacana. O mesmo visual, com as mesmas cores, você poderá repetir em outros detalhes da decoração do ambiente, como em almofadas para o banco que está fora, cortinas da parte externa ou até mesmo outros objetos de decoração.

Quando criar a “capa” de MDF deixe na parte traseira alguns furos para que circule o ar, um botijão nunca deve ser abafado completamente.

Faça uma “capa” de tecido

Mesmo que o seu botijão de gás de cozinha fique em um cantinho do lado de fora de casa, não deixe-o de qualquer maneira. Depois de achar um lugar protegido levando em consideração as regras de segurança, faça você mesmo ou compre pronta, uma capa (tipo vestido) bordada para colocar sobre ele.

Faça uma “capa” com papelão

Na falta do MDF e não querendo usar a capa de tecido, uma alternativa é criar um lugar para “esconder” o gás de cozinha reutilizando uma caixa de papelão grande. Você pode conseguir uma em lojas de eletrodomésticos ou qualquer outro tipo de negócio, eles sempre tem caixas de mercadorias para serem descartadas.

Depois é bem simples, é só usar a imaginação e a criatividade para escolher a melhor opção para decorar a caixa. Você pode usar várias técnicas de artesanato, como pintura ou decoupage. Pronto, assim você esconde bem seu gás de cozinha.

Deixe um comentário