Projetos de Cozinha Americana – Fotos e Modelos

A cozinha americana é uma tendência promissora para quem deseja praticidade e integração de espaço, sendo uma opção para quem deseja dar um ar moderno e arrojado ao ambiente.

Solução prática para quem dispõe de pouco espaço, esse modelo de cozinha americana possui uma abertura para sala de jantar ou de estar, sendo a divisão entre os cômodos delimitada pela presença de um balcão ou outro móvel.

Também é uma queridinha entre quem gosta de decoração, proporcionando diversas possibilidades de projetos de cozinha americana. Veja algumas possibilidades:

Projetos de Cozinha Americana

Cozinha americana moderna

Projeto de cozinha americana
Projeto de cozinha americana moderna

Uma cozinha americana moderna possui traços mais arrojados em especial para a bancada e os móveis. Sua iluminação recebe destaque, ressaltando a decoração e também eletrodomésticos. Suas cores são variadas, podendo variar entre um colorido mais irreverente até cores mais sóbrias mas que são garantia de modernidade e sofisticação, como é o caso de preto, branco, cinza, prata, gelo e marfim.

Cozinha americana industrial

Projeto de cozinha americana industrial

Já uma cozinha americana estilo industrial preza pela presença de elementos mais brutos como tijolo aparente, concreto, cimento queimado, madeira e aço escovado, bem como a presença de cores mais pálidas como cinza e marrom, assim como preto. Caso você selecione esse estilo para sua cozinha americana, é importante que ela possa ter elementos em comum com o cômodo integrado, ou seja, a sala de estar ou de jantar. Desse modo existirá a continuidade, promovendo a sensação de amplitude do ambiente.

Cozinha americana rústica

Projeto de cozinha americana rústica

A cozinha americana rústica é semelhante ao estilo industrial, mas nesse caso preza pelos elementos em madeira, tendendo a ser mais acolhedora com a mescla de cores claras ou tons de marrom, ao contrário da frieza típica do projeto que destacam o aço escovado ou o concreto armado. Aqui, elementos mais brutos de decoração fazem sucesso, em especial panelas penduradas, elementos de cerâmica, argila e barro e também cestos e bandejas de palha.

Cozinha americana minimalista

Projeto de cozinha americana minimalista

Esse estilo é para quem não gosta de muitas coisas espalhadas e preza por organização e praticidade. As cores claras estão em alta, dando uma imagem estéril e limpa ao ambiente. Nesse caso, nada além do necessário está presente, e os poucos elementos de decoração – quando podem ser vistos – são aqueles de uso prático, tendo portanto dupla função.

Cozinha americana vintage ou retrô

Projeto de cozinha americana retrô

A cozinha americana vintage ou retrô conserva elementos que remetem a outras épocas, o que geralmente é expresso no design dos móveis e eletrodomésticos, assim como a escolha do revestimento. Muitas vezes o estilo adotado diz respeito a uma época mais colorida, como é o caso das décadas de 1950, 1960 e 1970, que possuem um estilo mais arrojado e bem característico, cada um a sua maneira. Já em outros casos, a cozinha vintage é mais parecida com o modelo rústico. Nesse caso, é uma questão de estilo.

Dicas para planejar sua cozinha americana:

Obras em geral seja para reformar ou construir devem ser sempre bem planejadas. No caso de quem mora em uma casa ou apartamento pequeno, a o projeto de uma cozinha pequena bem feita vai ajudar você a aproveitar os espaços e não deixar tudo muito apertado.

Antes de pensar em chamar os pedreiros para começar uma reforma que garanta a cozinha americana, é preciso pensar em alguns detalhes:

Chame um mestre de obras: Dependendo do local onde você mora, a construção pode ficar inviabilizada. É o caso de apartamentos de alvenaria estrutural, e casas antigas construídas em etapas. A consulta ao mestre de obras minimiza as dores de cabeça nesse sentido pois ele avaliará se essa abertura e se essa obra será possível.

Invista em um bom exaustor: Devido a integração dos cômodos, é possível que sua sala acabe sofrendo com cheiro de gordura. Sendo assim é preciso pensar na comodidade do revestimento dos móveis e também em um bom exaustor para minimizar o problema.

Decoração complementar: Se você está a fim de uma cozinha americana, pense que a integração dos cômodos acaba exigindo que a decoração deva ser pensada de forma a serem extensões de um único ambiente. É preciso seguir um mesmo padrão de cor e acabamento nos elementos para a decoração, assim como é aconselhado que o piso da cozinha e da outra sala seja o mesmo. Mudanças muito marcadas de estilo entre um ambiente e outro são desaconselhados.

Boa sorte!

Deixe um comentário