O que a tupia é capaz de fazer e tipos?

A tupia é uma ferramenta de marcenaria extremamente útil para criar móveis sob medida com detalhes diferenciados, além de trazer linhas harmônicas para o projeto, com elegância e beleza. Usando o tipo certo, ranhuras podem ser criadas, assim como molduras e detalhes arredondados.

A tupia é capaz de fazer muitos detalhes que, sem o seu apoio, seriam basicamente impossíveis. Ainda assim, é importante saber escolher o modelo ideal para garantir que o serviço seja realizado da maneira esperada. Conheça, abaixo, os principais modelos e para que ela serve.

Tipos de tupia

 tupia

Sabendo que a tupia é uma ferramenta muito versátil e que compõe o armário de muitos marceneiros, é preciso adicioná-la à sua coleção. Ainda assim, há alguns tipos específicos que podem servir para uma tarefa em questão. Por isso, é necessário que os marceneiros saibam qual é cada um deles para facilitar o seu trabalho.

Lembre-se que, para quem é iniciante na área, as tupias de mesa são bem mais estáveis e confortáveis, permitindo um bom manuseio, oferecendo maior controle sobre o trabalho. Aproveite e conheça, abaixo, os principais tipos de tupia e como elas podem ser úteis.

Laminadora

tupia laminadora

A tupia laminadora é a mais utilizada em projetos de móveis que necessitam de um acabamento com cantos laminados ou refilados. Em casos assim, as lâminas são aplicadas por cima da superfície de madeira, fazendo com que as suas arestas sejam corretamente aparadas, da mesma maneira que ocorre ao usar fitas de borda.

Essa ferramenta também pode ser muito utilizada para quem deseja cortar lâminas de madeira dos mais variados tamanhos. Ela será compatível com fresas de 6mm, de 6,35 mm ou de 8 mm de diâmetro. Ela continua sendo a mais indicada para a execução de projetos que não exigem tanta complexidade.

De coluna

A tupia de coluna é a que permite um maior controle de profundidade nos cortes e nos canais feitos em uma peça de madeira ou MDF. Além disso, o corpo da ferramenta possui maior mobilidade, para cima e para baixo, o que ajuda a iniciar cortes pelo centro da peça;

A máquina é bem potente e deve ser utilizada por quem deseja criar alguns canais mais profundos em estruturas com maior robustez de madeira ou em projetos que precisem de certa repetição. As fresas mais potentes e robustas ajudarão a tirar boa parte do material, permitindo finalizações ágeis.

De bancada

tupia de bancada

Para saber o que a tupia é capaz de fazer, o seu modelo de bancada é, de fato, uma mesa acoplada com uma dessas ferramentas. Pode ser usada em projetos de maior porte ou em construção de janelas e portas. Também poderá ser utilizada para produção de peças iguais ou de projetos de decoração.

O detalhe mais interessante desse modelo é que ele pode ser comprado já pronto ou, simplesmente, pode ser criado por um marceneiro utilizando uma tupia de coluna como base. A máquina possui inúmeros modelos diferentes e que podem servir especificamente para uma função.

O que a tupia é capaz de fazer?

Alguns projetos de marcenaria exigem alguns cortes interrompidos, ou seja, com rebaixamento ou furos que não serão exibidos ao longo da peça inteira. É por isso que as tupias são exigidas. Além disso, elas são capazes de fazer outros tipos de detalhes, independente de qual seja o projeto.

As tupias podem trabalhar diretamente com detalhes decorativos graças à sua versatilidade, transformando a estética móvel de uma peça de madeira ou MDF. Além disso, também entrega detalhes funcionais, onde cavilhas podem ser produzidas, fazendo com que haja um encaixe perfeito para uma gaveta.

Loja para comprar: https://www.lojadomecanico.com.br/