Tudo o que você precisa saber sobre manutenção predial

A manutenção de edifícios inclui uma ampla variedade de tarefas, dependendo do negócio ou organização em particular. Inclui uma grande quantidade de trabalho “nos bastidores” para garantir que uma instalação ou edifício permaneça funcional e confortável para seus usuários.

A manutenção do edifício inclui a limpeza das áreas comuns, a remoção regular do lixo e o conserto de itens quebrados. Pode envolver a inspeção, reparo e manutenção de sistemas elétricos, sistemas de aquecimento e ar condicionado e outros serviços de utilidade, máquinas como betoneiras, lixadeiras parafusadeiras podem ser utilizadas, assim como peças pequenas como parafusos, porcas, arruela de inox e muitas outras peças também são utilizadas na manutenção predial.

arruela de inox

Realizar uma manutenção predial preventiva em seu edifício ou condomínio é essencial, não só para manter todos os locais em bom funcionamento, mas também para manter a segurança de todos que frequentam o local.

Tipos de trabalhadores de manutenção predial

Os trabalhadores são normalmente divididos por experiência e responsabilidades.

Zelador  

Esses indivíduos normalmente lidam com a limpeza de um prédio ou instalação. Isso inclui esfregar o chão, aspirar tapetes, limpar banheiros e lavar janelas e portas de vidro.

Técnico de manutenção 

Esses membros da equipe realizam a inspeção, o reparo e a manutenção dos sistemas prediais como eletricidade e água. As tarefas são normalmente atribuídas por ordens de serviço e os trabalhadores de manutenção se reportam aos supervisores que supervisionam suas tarefas.

Supervisor de manutenção  

Os supervisores planejam, designam e gerenciam uma equipe de trabalhadores de manutenção para um turno específico. Eles revisam as ordens de serviço recebidas, bem como os objetivos de curto e longo prazo para priorizar o trabalho do departamento de manutenção para o dia ou semana.

arruela de inox

Os supervisores de manutenção também lidam com questões de pessoal, como entrevistas, contratação e treinamento de trabalhadores de manutenção.

Exemplo de manutenção predial

Um departamento de manutenção predial cuida de todos os sistemas, reparos e tarefas contínuas para manter uma instalação funcionando todos os dias. Frequentemente, outros funcionários da empresa não dão valor ao trabalho da equipe de manutenção. Eles simplesmente esperam que o prédio seja mantido limpo, que a neve seja removida no inverno e que o ar-condicionado esteja ligado no calor do verão.

Um complexo de apartamentos é um exemplo de empresa com necessidades variadas. A gestão requer cuidados regulares com o gramado e paisagismo da propriedade, bem como limpeza e reparos nas unidades conforme os residentes entram e saem. Os próprios residentes iniciam ordens de serviço com solicitações de conserto de eletrodomésticos ou problemas de controle de pragas. As áreas comuns também requerem limpeza.

Organizações que usam manutenção de edifícios

Empresas 

Quase todas as empresas requerem serviços de manutenção de edifícios. Organizações menores colocam essas responsabilidades sob as operações gerais e terceirizam os próprios serviços. As empresas maiores mantêm um departamento de manutenção interno para gerenciar essas necessidades.

Complexos residenciais 

Os complexos de apartamentos ou condomínios mantêm uma equipe de trabalhadores de manutenção predial para fiscalizar, reparar e administrar todas as necessidades de manutenção interna e externa de todo o complexo.

Governo 

Os municípios utilizam equipes de manutenção de edifícios para garantir que os edifícios, correios e bibliotecas da cidade estejam em boas condições de funcionamento para atender às necessidades do público.