Qual o valor de chalé de madeira?

Você está próximo de se aposentar, e quer passar o restante da sua vida mais tranquilo, em um local mais sossegado? Há várias opções para poder realizar esse sonho. No entanto, com certeza o mais comum em morar no campo, em um chalé de madeira.

Então, dentro desse contexto, é comum que você queira saber qual o valor de chalé de madeira. Afinal de contas, deve-se saber quanto será o seu investimento, até mesmo para poder se preparar para arcar com esse custo.

Sendo assim, se você quer saber um pouco mais sobre esse assunto, bem como qual o valor de chalé de madeira, é só continuar nesse artigo. Sem mais delongas, confira os tópicos abaixo!

O que é um chalé?

Qual o valor de chalé de madeira

Antes de qualquer coisa, você sabe o que é um chalé? É comum que algumas pessoas associem esse tipo de habitação a regiões montanhosas ou casas de sítio. De fato, é mais comum ver os chalés nesses locais, mas não é isso que configura esse tipo de residência.

Por definição, chalé nada mais é que um tipo de casa cujo formato lembra ou imite um chalé antigo, que seja de madeira. Ou seja, com o telhado em caimento e beirais avançados. Para ser um chalé, não é preciso ser em local, campestre.

Não é à toa que, nos últimos anos, têm surgido diversos tipos de chalés, até mesmo em locais urbanos. E isso acontece devido às características e vantagens que esse tipo de habitação confere.

Há muito tempo que os chalés deixaram de ser locais para passar férias. Devido às opções que se tem hoje, existem diversas opções interessantes.

Leia também: Como construir um chalé de madeira simples passo a passo

Quais são os tipos de chalés?

Se você pretende saber qual o valor de chalé de madeira, uma das informações que se deve levar em consideração diz respeito aos tipos que existem. Afinal de contas, a depender de algumas características, o valor pode não ser o mesmo.

Então, nos tópicos seguintes, iremos mostrar os principais tipos de chalés. Confira.

Chalé de madeira simples

Trata-se de um tipo de habitação que, como o próprio nome diz, é mais simples. Por isso, é uma opção mais adequada para aqueles que moram sozinhos ou tem uma família pequena.

E, por serem mais simples, elas também tendem a ser menores, o que faz com que o seu valor seja ainda menor, haja vista que gasta menos material.

Chalé de madeira rústico

Para se ter um chalé nesse estilo, deve-se utilizar um tipo de madeira diferente, a qual tende a possuir um valor um pouco mais elevado que as demais. Fora isso, a ideia desse chalé é conferir um resultado mais aconchegante.

Por isso, o revestimento das paredes tendem a ser diferentes, bem como ter uma decoração mais bem trabalhada.

Chalé de madeira pré-fabricado

Se você tem urgência em se mudar, com certeza essa é a melhor opção. Como o próprio nome sugere, é um tipo de habitação pré-pronta. Além do mais, os gastos para elevar essa construção, além de ser menor, também é mais constante.

Ou seja, dificilmente vai acontecer algum imprevisto. O valor tende a ser único até o final da obra. Contudo, o preço pode variar de acordo com o tamanho, cor, tonalidade ou tipo da madeira e até quantos cômodos devem ter na casa.

Qual o valor de chalé de madeira?

Como dito, o valor pode variar de acordo com o modelo e tamanho de chalé que você pretende obter. Então, uma casa pequena e mais simples, beirando cerca de 18 a 20 metros quadrados, pode sair em torno de R$20.000,00.

Agora, se preferir uma casa maior, com cerca de 150 metros quadrados, o valor pode sair em torno dos R$100.000,00. Mas, para obter um valor mais preciso, leve em consideração o preço do m2 de uma casa de madeira na sua região.