Por que toda fossa séptica tem que ter suspiro?

Você sabe por que toda fossa séptica tem que ter suspiro?

Quando falamos sobre as fossas sépticas, há vários pontos que precisam de grande atenção para evitar problemas futuros, como os entupimentos e o mau cheiro.

A questão do suspiro nas fossas, entretanto, muitas vezes passa sem que as pessoas preocupem-se com ela ou sequer saibam que ela existe, e a partir daí há riscos para o imóvel.

Pensando nisso, aqui vamos ressaltar a importância desses suspiros mostrando porque toda fossa séptica deve contar com eles. Vamos lá!

O que são as fossas sépticas?

fossa séptica
Fonte img: https://www.embrapa.br/busca-de-solucoes-tecnologicas/-/produto-servico/7413/fossa-septica-biodigestora

Uma fossa séptica trata-se de um tipo de estrutura que é bastante comum nas residências, em especial aquelas que ficam longe dos centros urbanos ou em locais sem uma rede de esgoto eficiente.

Essas fossas têm como função principal a garantia da saúde e de uma maior qualidade de vida a todos que vivem no imóvel no qual essas estruturas estão presentes.

A fossa, portanto, é uma estrutura de saneamento e é essencial que ela seja muito bem cuidada, como é o caso de ser limpa constantemente, serviço esse que deve ser realizado por empresas ou profissionais especializados.

Isso evitará, por exemplo, que haja algum tipo de contaminação do ambiente ou das pessoas, como ao tentar fazer a limpeza das fossas sozinho, algo que ocorre porque se deseja economizar no serviço, mas é um grande risco.

As pessoas que são responsáveis pelo imóvel e não tomam o cuidado devido com as limpezas e as manutenções feitas de maneira frequente acabam tendo dores de cabeça bem piores no futuro, sempre que as fossas entopem.

E dito tudo isso, fica a questão: por que toda fossa séptica tem que ter suspiro? Nós vamos responder no próximo tópico!

Por que os suspiros são importantes na fossa séptica?

O suspiro, chamado de respiro por alguns, nada mais é do que um artifício para ventilação das fossas sépticas.

O objetivo é impedir o retorno de um odor extremamente desagradável dos gases vindos da fossa para o imóvel.

Sem esse artifício, portanto, a sua casa pode acabar sendo invadida por aqueles cheiros provenientes da fossa térmica e isso impacta até mesmo a saúde de todos os que vivem no local, além de ser extremamente incômodo.

O suspiro nada mais é então do que uma saída de ar que é ligada diretamente ao encanamento do esgoto e é direcionada para estar junto ao telhado de um imóvel, a partir de onde os gases e odores serão lançados.

É extremamente importante que o suspiro da fossa séptica seja instalado da maneira correta para se evitar que os gases escapem e entrem no imóvel.

Isso significa que você deve sempre buscar por uma empresa especializada e com profissionais capacitados para realizar esse tipo de serviços, usando esse artifício de ventilação adequadamente.

Você precisa pensar e colocar em prática a instalação do suspiro antes que o cheiro comece a aparecer vindo das pias, dos ralos e dos vasos sanitários e gere transtornos em seu imóvel.

Conclusão

Como foi visto aqui no conteúdo, as fossas sépticas são estruturas essenciais em vários imóveis, em especial naqueles sem acesso às redes de esgotos e que ficam longe dos grandes centros urbanos.

Neste texto, mostramos um pouco mais sobre a questão do suspiro, uma das questões mais importantes para se avaliar em uma fossa, pois evita que o mau cheiro tome conta da sua casa.

Gostou do artigo de hoje sobre por que toda fossa séptica tem que ter suspiro?

Deixe um comentário