Metal zamac enferruja?

O metal Zamac é um item essencial para as aplicações industriais, mostrando-se uma liga metálica de alta qualidade e padrão, sendo composta por quatro elementos principais. O zinco, o alumínio, o magnésio e o cobre exercem suas funções perfeitamente na composição. No entanto, será que ele enferruja?

Um dos principais diferenciais desse material é garantido justamente por causa da junção de elementos em sua fórmula. Isso confere a ele mais durabilidade e resistência mecânica, fazendo com que o desgaste não se mostre a longo prazo. Veja, abaixo, mais sobre esse metal tão especial.

Por que o Zamac é diferente de outros materiais?

Metal zamac

É muito comum que as pessoas comparem as ligas metálicas do Zamac com outros tipos de materiais. No entanto, quando analisamos bem de perto, é possível notar algumas diferenças bastante nítidas. Confira, abaixo, quais são elas e porque o Zamac é mais duradouro.

Aço inox

inox

O aço inox é uma liga de aço de carbono que tem, em sua fórmula, a adição de cromo. Pode até ser uma ótima solução para evitar a abrasão e a corrosão, mas também tem um alto nível de reflexo quando polido. Ainda assim, o Zamac confere muito mais sustentação para o material onde será utilizado.

Latão

latão

O latão é um composto feito por outros materiais, como o zinco e o cobre. Ele apresenta uma alta resistência com relação à oxidação ou outros problemas. Sua cor natural é o amarelo e costuma ser muito utilizado em chaves, rosetas e maçanetas.

Alumínio

aluminio

Por fim, temos o alumínio. Ele pode ser obtido por meio de uma transformação da bauxita em óxido de alumínio. Sua característica principal é a resistência à corrosão e possui um grande diferencial: sua manutenção é pouco frequente. Pode ser utilizado na fabricação de fechaduras.

Onde o Zamac pode ser utilizado?

O Zamac, assim como já mencionado, é uma liga de metal com alto padrão e muita versatilidade. Ele é utilizado para produzir peças que estão presentes em nosso dia a dia. Ainda que ele não seja tão comentado assim, pode ser visto em sapatos masculinos e femininos, assim como em detalhes de roupas.

Além disso, a sua utilização também se estende para a produção de maçanetas e batentes de porta, visto a durabilidade do produto. Cadeados e dobradiças também são produzidos com o material. Por ser fácil de manusear, o Zamac é largamente solicitado na indústria.

Ligas do Zamac

Você sabia que esse material pode ser classificado em ligas do tipo 3/5/8? Isso vai depender muito dos porcentuais mínimos e máximos estabelecidos em seus componentes. O Zamac 3 acaba sendo composto por um maior percentual de cobre, diferenciando-se dos outros para exercer uma função em específico.

No entanto, o Zamac 8 possui um percentual de 3,1. As porcentagens relacionadas ao magnésio, alumínio e zinco são modificadas de acordo com o seu tipo. Por isso, antes de utilizá-lo, é necessário avaliar em qual situação será aplicado e como pode ser útil para exercer a sua função.

Zamac enferruja?

O Zamac não enferruja. Por ser um material de alta durabilidade e que suporta as mais diversas alterações do ambiente, ele se mostra muito resistente à oxidação. Esse é um tipo de material amplamente utilizado na indústria justamente por causa da sua qualidade e, também, pelo custo de mercado.

Sendo assim, se você acabou se deparando com algum item que seja produzido a partir desse material, é importante dizer que não vai precisar se preocupar, de forma alguma, com problemas relacionados à oxidação. Por isso, fique tranquilo e aproveite tudo o que o Zamac tem a oferecer de positivo.