Como escolher uma boa mesa de jantar 4 lugares ?

Saiba como acertar na escolha da mesa de jantar 4 lugares para sua casa!

Nenhuma cozinha ou sala de jantar está completa sem uma boa mesa de jantar funcional e bonita. Mas como escolher o melhor móvel para as refeições?

A mesa de jantar com 4 lugares ideal para você será aquela que se adequa melhor às dimensões da sala de jantar e às demandas de estilo e de uso.

Dessa forma, para escolher uma boa mesa deve-se levar em conta: espaço disponível no cômodo, estilo desejado e questões de uso. Com base nisso, vamos apresentar as características de vários tipos de mesa de jantar com 4 lugares para que você saiba como escolher o tipo que mais combina com seu lar.

O que você deve saber para escolher a mesa de jantar 4 lugares certa

Preparamos dicas sobre os fatores centrais a serem levados em conta na escolha de uma boa mesa. Vamos começar pelo fator mais importante: espaço.

Atenção ao espaço disponível

O tamanho da sua mesa deve corresponder ao espaço disponível no cômodo. Essa é a regra principal e te ajudará a escolher o formato da mesa, por exemplo.

Além do tamanho da mesa em si, é preciso considerar o espaço ao redor do móvel. Segundo a design de interiores Lucy Harris, o ideal é deixar 90 cm livres ao redor de toda a mesa.

Essa medida é importante porque as pessoas devem ser capazes de afastar as cadeiras para sentar. Outros 90 cm livres são indicados para que a circulação do ambiente não seja prejudicada enquanto a mesa estiver sendo utilizada.

Dessa forma, comece medindo a largura e comprimento do espaço que pode ser dedicado à mesa de jantar 4 lugares. Depois, subtraia aproximadamente 1,80 cm das duas medidas obtidas para saber a largura e comprimento aproximado que a sua mesa pode ter.

Foco nas medidas

O próximo passo é garantir que a mesa forneça o espaço suficiente para que os moradores possam realizar os movimentos necessários durante as refeições.

Max Dyer, veterano na indústria de móveis norte-americana, orienta que cada lugar na mesa precisa de cerca de 55 a 60 cm de espaço livre para as refeições.

Escolhendo o formato

Diferentes formatos de mesa de jantar 4 lugares estão disponíveis no mercado. Cada um traz consigo um estilo específico e um formato de cômodo com o qual combina. Também há formatos indicados para espaço menores e outros para os mais amplos.

Mesa redonda

O formato redondo auxilia a poupar espaço devido à ausência de cantos, o que o torna uma boa escolha para salas de jantar mais compactas.

Esse modelo é interessante para os moradores que gostam de receber visitas e promover festas. “Mesas redondas ou ovais pode ser ótimas para festas e conversas porque não há a ‘cabeceira da mesa’”, comenta Dyer. Essa característica auxilia e incentiva a interação entre as pessoas.

Mesas redondas também são indicadas para cômodos quadrados e devem ser evitadas nos com formato retangular. Em relação ao estilo, elas trazem um aspecto aconchegante e arrojado à decoração.

Mesa oval

Assim como a redonda, a mesa oval facilita o contato entre as pessoas e poupa espaço dado a ausência de cantos.

Modelos ovais apresentam melhor otimização do espaço em cômodos retangulares. Além disso, seu formato diferenciado deixa o ambiente com um visual único e interessante.

Mesa quadrada

A mesa de jantar quadrada é perfeita para espaços quadrados e seu formato é ideal para trazer proximidade entre as pessoas.

Ela apresenta um estilo clássico e elegante que demanda uma cozinha ou sala de estar maior, visto que os cantos ocupam espaço.

Mesa retangular

A mesa retangular, de forma semelhante à quadrada, é adequada aos cômodos igualmente retangulares. Ambientes com estilo clássico combinam com esse tipo de mesa.

Móveis com esse formato não são indicados para cômodos quadrados, porque as dimensões não serão compatíveis e o espaço não será bem aproveitado.

Encontrando o tipo de material

A escolha do material da mesa de jantar 4 lugares deve levar em conta o orçamento disponível, seus gostos pessoais, o estilo da sala de jantar, a durabilidade e manutenção do material.

Madeira

As mesas de madeira se destacam pela durabilidade e facilidade de operar reparos. Seu estilo dependerá do acabamento recebido pela madeira, podendo variar de rústico a moderno.

Móveis feitos com esse material costumam ser pesados. Dito isso, saiba que uma mesa de madeira não poderá ser mudada de lugar com facilidade.

Seus pontos negativos incluem o preço elevado em comparação a outros materiais e o fato da madeira se contrair e expandir quando exposta ao calor e umidade.

Vidro

A natureza transparente da mesa de jantar 4 lugares feita de vidro ajuda a criar a sensação de espaço e amplitude, o que é muito bem-vindo em cômodos compactos. O vidro também promove um visual moderno, neutro e elegante.

Outro aspecto positivo é o preço menor em relação a produtos de madeira, pedra, etc. Em adição, o vidro apresenta resistência a umidade.

Embora o custo seja atrativo, mesas de vidro podem ter seus cantos lascados com relativa facilidade, assim como apresentar arranhões e até rachar com a exposição intensa ao calor.

Pedra

As mesas elaborada com materiais como mármore, quartzo, granito etc. possuem alta durabilidade. A limpeza costuma ser feita com facilidade e o material pode trazer um estilo de luxo e requinte ao cômodo.

Suas características indesejáveis envolvem: seu alto custo; o peso do móvel que impede sua movimentação, caso necessário; a sua superfície que pode ser porosa e absorver umidade; a realização de reparos é complicada e pode não valer a pena.

Metal

Material mais comum à base da mesa do que ao tampo, o metal é uma alternativa durável e acessível quando se trata de mesa de jantar.

Mesas com bases de metal costumam ser mais leves, fáceis de movimentar e resistentes a danos.

Dado ao alto brilho do metal, a estrutura pode evidenciar marcas de dedos e demandar materiais de limpezas específicos.

O metal é bem versátil em termos de estilo e combina com diversos materiais.

Esperamos que nossas dicas tenham facilitado sua jornada pela mesa de jantar 4 lugares ideal para seu lar.