Como gerar a segunda via do IPTU Santo Andre

Provavelmente, você já deve saber que IPTU é a sigla para Imposto Predial e Territorial Urbano, que é um imposto cobrado a quem tem um imóvel urbano, tanto casa, apartamento, sala comercial, como qualquer outro tipo de imóvel dentro de uma área urbana.

Com a cidade de Santo André não é diferente, o IPTU Santo André também é cobrado todos os anos e os moradores devem ficar atentos para não perderem o prazo de seu pagamento, já que esse tributo é uma das principais formas de arrecadação da prefeitura de Santo André.

A cidade de Santo André se localiza na região Sudeste, no estado de São Paulo, possuindo 175.782 km² dentro da cidade do Metropolitana de São Paulo, com 715.231 pessoas.

IPTU Santo André

Como dito anteriormente, o IPTU Santo André 2019 é um imposto obrigatório de todos que moram nessa cidade e possuem propriedade na zona urbana.

É preciso saber que quem não pagar o IPTU estará sujeito a penalidades como:

  • Multa;
  • Até a perda total do imóvel, sendo possível que o mesmo vá a leilão (caso o valor acumulado seja muito alto).

Portanto, a dica é procurar se manter em dia com o IPTU, evitando possíveis complicações.

Para onde vai o valor arrecadado do IPTU Santo André

O valor arrecadado do IPTU dos cidadãos de Santo André, será investido  na saúde, segurança e educação do município.

Vale saber que é possível reduzir o valor do IPTU Santo André, para isso, só é preciso realizar o pagamento com antecedência ou à vista, recebendo um bom desconto sobre o valor total do imposto.

É importante saber que os valores do IPTU sofrem mudanças a cada ano, sendo calculados de acordo com o tamanho do imóvel.

Consulta IPTU Santo André

Outra dica, para evitar aborrecimentos, é procurar não ser pego de surpresa, com um valor acima do esperado. Para isso, evite surpresas quando o carnê do IPTU chegar, procure realizar a consulta do valor antes que ele chegue, bastando acessar o site da prefeitura para conferir.

Como conferir o valor do IPTU Santo André

2 via iptu santo andre

  • Acesse o site: http://www2.santoandre.sp.gov.br/;
  • Selecione a opção “IPTU”;
  • Na aba que abrir em seguida, digite o número do Cadastro do Imóvel;
  • Por fim, se solicitado, digite o código de segurança da imagem;
  • Clique em “Consultar”.

Formas de pagar o IPTU Santo André

Existem duas formas de pagar o IPTU Santo André:

  • Quitando à vista: o cidadão que quitar à vista o carnê, receberá desconto caso o pagamento seja realizado até a data de vencimento;
  • Parcelando o carnê: o cidadão que na optar em pagar o carnê em parcelas, só tendo o cuidado de não esquecer e atrasar o pagamento.

Vale saber que quem atrasar o pagamento do imposto, terá a multa cobrada diariamente, acrescentando uma porcentagem a mais do valor total todos os dias.

Onde pagar

O pagamento pode ser realizado em qualquer agência bancária conveniada ao município, ou então, na prefeitura da sua cidade.

Caso prefira, poderá entrar em contato com a prefeitura pelo site no endereço http://www2.santoandre.sp.gov.br/.

Segunda Via IPTU Santo André

No caso de perda do carnê, ou de não poder pagar, ou mesmo, acabar esquecendo o dia, saiba que poderá solicitar a segunda via do IPTU Santo André.

Passo a passo para emitir a segunda via do IPTU Santo André:

  • Acesse o site da prefeitura de Santo André pelo link: http://www2.santoandre.sp.gov.br/;
  • Informe o número de cadastro do imóvel ;
  • Clique em “Gerar” e… pronto!

Assim, de forma rápida e prática, já poderá realizar o pagamento do seu IPTU Santo André, ficando em dia com o pagamento do imposto e evitando possíveis aborrecimentos.

Deixe um comentário