Descubra 4 dicas importantes para planejar a reforma em sua casa

É muito comum associar uma obra residencial a estresse e dor de cabeça. Não importa se você já mora há bastante tempo na casa ou se encontrou há pouco tempo com uma imobiliária de alto padrão Curitiba.
Reformas são necessárias de tempo em tempo. E o resultado final vale todo o processo. No entanto, uma reforma não precisa ser um pesadelo. Você pode tomar algumas precauções para não ter imprevistos nem surpresas desagradáveis pelo caminho.
Descubra 4 dicas importantes para planejar a reforma de sua casa.

1 – Defina bem o objetivo da reforma

Há muitos motivos para reformar uma casa ou um apartamento. Pode ser para corrigir falhas estruturais, aumentar o valor de venda do imóvel, mudar a arquitetura, entre outros motivos.
Por isso, você deve definir bem qual é o objetivo de sua reforma e seguir o plano adequadamente. Um dos maiores fatores de estresse durante uma obra é quando ocorrem imprevistos.
Dessa forma, se você respeitar o planejamento prévio, você vai diminuir as chances de eventualidades ocorrerem. Por isso, planeje bem o objetivo da obra e os passos fundamentais para realizá-la.

2 – Estabeleça um orçamento para a reforma

Mesmo que o objetivo prévio da reforma sejam apenas pequenos consertos, não deixe de pesquisar bem valores de materiais em diferentes lojas, além de mão de obra qualificada.
Sempre pese o custo X benefício oferecido por profissionais e empresas especializadas. Não adianta contratar um profissional que só vai causar dor de cabeça por inexperiência também.

3 – Crie um cronograma para a reforma

A forma mais simples e prática de acompanhar uma reforma é criar um cronograma com todas as pequenas metas necessárias para realizá-la de modo completo.
Muito tempo pode ser desperdiçado caso você não monitore o andamento das atividades. Você deve fazer um cronograma com o maior detalhamento possível, com prazo para pesquisar o preço de materiais até a entrega final da reforma.
Você pode dividir seu cronograma em pequenas metas, como:
Listar as lojas de materiais de construção que entregam no bairro;
Realizar o orçamento com todas as lojas;
Verificar qual é a melhor data para entrega dos materiais;
Escolher uma loja;
Entre outros.
Dessa forma, sua parte de monitoramento e planejamento da reforma será realizada de acordo com um cronograma, sem imprevistos. Coloque no cronograma todas as tarefas que são necessárias para a entrega da reforma na data definida.

4 – Priorize os reparos de infraestrutura
Os reparos na infraestrutura devem ser priorizados já que eles ajudam na segurança da casa ou apartamento, além de contribuir para um valor mais alto de venda. Por isso, priorize serviços de manutenção hidráulica, elétrica e reforços estruturais.
Esse objetivo evita o desperdício de materiais e mão de obra qualificada. Dessa forma, você não precisa se preocupar em perceber problemas no encanamento durante uma obra com outro objetivo, por exemplo. Isso só traria mais custos com reparos. E esse tipo de situação é muito comum durante as reformas.

Deixe um comentário