Como usar a tecnologia para atrair e reter clientes

A tecnologia tem sido usada para melhorar o envolvimento e a experiência do cliente há muitos anos, e seus benefícios se estendem às lojas online e físicas.

Uma forte estratégia de tecnologia não apenas atrai novos clientes, mas pode criar uma memória positiva que faz com que os clientes voltem a comprar mais. 

Em meio à ascensão do varejo online, não é segredo que as vendas físicas no varejo diminuíram, o que significa que as marcas e os varejistas precisam trabalhar mais para criar experiências memoráveis ​​e envolventes na loja, tornando a usabilidade mais fácil para os compradores.

Vamos explorar a relação entre tecnologia e experiência do cliente e como a utilização da tecnologia pode ajudar a atrair e reter clientes para sua empresa.

Tipos de tecnologia 

Existem vários tipos de tecnologia utilizados na loja hoje, cada um com benefícios diferentes. 

Tablets e quiosques com tela de toque (permitindo que os clientes naveguem e comprem de maneira conveniente)

  • Sinalização digital (exibição de anúncios de marca ou tutoriais de produtos envolventes) 
  • Instalações de RV (por exemplo, eventos ao vivo ou tours virtuais) 
  • Experiências de RA (por exemplo, provadores virtuais) 
  • Filmagem aérea com drone
  • Aplicativos móveis (permitindo aos clientes ‘clicar e retirar’ ou fazer seu pedido) 
  • Robôs! (ajudando em tudo, desde encontrar produtos até fazer compras) 
  • Tecnologia ‘Onde comprar’ (fornecendo aos clientes detalhes da loja local e informações de estoque) 

Tecnologia na loja e experiência do cliente 

Em uma pesquisa entre os consumidores, mais da metade dos entrevistados disseram que gostariam de ver tecnologias movidas a IA, como espelhos inteligentes e realidade virtual, em lojas de rua. 

A tecnologia também está sendo utilizada em mercados e também no acondicionamento de alimentos, como em uma embalagem para café moído, que é desenvolvida e fabricada com materiais específicos para que seu café chegue muito mais fresco em sua mesa.

Então, como a tecnologia na loja pode beneficiar a experiência do cliente?

Simplifica o processo de checkout

Os clientes odeiam filas; é um fato. Soluções de tecnologia como checkouts de autoatendimento, simplificam e aceleram o processo de compra, para que os consumidores ocupados possam entrar e sair da loja o mais rápido possível e do jeito que quiserem.

Aumenta a conveniência

Os consumidores hoje querem tudo da maneira mais rápida e conveniente possível, com 52% dos compradores dizendo que metade ou mais de suas compras são influenciadas pela conveniência. 

Oferecer soluções de tecnologia em sua loja, restaurante ou bar como aplicativos móveis, quiosques com tela de toque e as soluções de checkout mencionadas acima, pode aumentar enormemente a conveniência.

Ajuda nas decisões de compra

Os consumidores são notoriamente indecisos, então usar a tecnologia para ajudá-los a tomar decisões na loja pode ajudar os clientes a escolher o produto certo e minimizar as devoluções. 

Cria experiências divertidas e memoráveis

Oferecer experiências divertidas e envolventes na loja com tecnologia mantém os clientes envolvidos, mantém as marcas na mente dos consumidores e incentiva a repetição de compras e comentários. 

Basicamente, se um cliente tiver uma boa experiência na loja, é mais provável que ele volte e conte aos amigos.

Oferece a opção de ‘experimentar antes de comprar’

77 por cento dos consumidores acreditam que a maior vantagem de comprar na loja é a capacidade de tocar, experimentar e ver os produtos, portanto, permitir aos clientes essa oportunidade com implementando um sistema para loja de roupas, pode incentivar as vendas na loja.

Benefícios da tecnologia para empresas 

Não se trata apenas de benefícios para os consumidores; a tecnologia também pode ajudar marcas e varejistas de muitas maneiras.

Aumenta suas vendas

Iniciar campanhas na loja, como implementações de RA, pode criar um verdadeiro burburinho entre os compradores e estimular o movimento na loja. Algumas empresas já estão utilizando a implementação de RA, que permite aos clientes redesenhar uma sala em sua casa por meio de uma sala 3D definida em um tablet ou entrar em uma sala virtual combinando com uma sala em sua casa usando um fone de ouvido de VR. Após a experiência, os clientes receberam por e-mail detalhes do espaço com links para compra, incentivando as vendas.

Aumenta o tempo de permanência

Depois de colocar os clientes em uma loja, você precisa mantê-los lá e, se sua tecnologia estiver em alta, não deve ser muito difícil, não importa o seu ramo de atuação, seja uma empresa de caça vazamento ou uma loja de produtos de carro. Muitas empresas experimentam um tempo de permanência maior ao utilizar a tecnologia. 

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Foi comprovado que a tecnologia influencia as vendas nas lojas, com categorias de produtos eletrônicos e de vestuário possuindo o maior fator de influência digital (24%). 

Além disso, uma vez que os consumidores entram em uma loja, eles são mais propensos a fazer compras por impulso, com 84,8% admitindo comprar por impulso em lojas físicas.

Incentiva a retenção de clientes

Se os clientes tiverem uma boa experiência em uma loja, é mais provável que se tornem clientes habituais (e são mais propensos a contar a seus amigos sobre você).

Como podemos observar, utilizar e implementar a tecnologia na sua empresa pode fazer com que você receba muitos benefícios, além de atingir o seu objetivo principal de maneira mais rápida, que é o aumento de seus lucros.

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