Como planejar a decoração do quarto do bebê

A chegada de um filho é um momento muito especial, não é mesmo? Seja para as mamães de primeira viagem ou para as que já passaram pela experiência, esses meses são de muita emoção, expectativas e dúvidas.

Sim, dúvidas em relação a diversos aspectos, como será o planejamento diário com a chegada do bebê, se já tem irmão, como será a adaptação, entre outras que são comuns no cotidiano materno. Tem mães que na gravidez já ficam pensando como será o batizado do bebê e até a festinha do primeiro aniversário.

Uma questão que é frequente para as gestantes é como fazer uma decoração do quarto do bebê, de forma que fique um ambiente tranquilo e ao mesmo tempo seja bem decorado e prático para as tarefas com o novo integrante da família.

Claro que esse momento de fazer pesquisas de berço, jogo de cama, papel de parede são muito prazerosos, porém é necessário otimizar o tempo que se tem, fazendo escolhas conscientes e com significado próprio.

Esse espaço será o primeiro refúgio de seu filho, e será nele que ele terá momentos de acalanto, carinho, receberá o alimento da mamãe, então caprichar e deixá-lo especial vai além de definir cores e disposição do bercinho.

Vamos lá? Abaixo listamos como planejar a decoração do quarto do bebê. Pegue papel e caneta e anote as dicas.

Aposte em papel de parede

Essa escolha além de prática, pode ser removida com facilidade para outros momentos e fases do seu filho, o papel de parede nos possibilita mudança rápida no ambiente.

Uma dica bacana é escolher desenhos neutros, como por exemplo, gotas, nuvens, bolinhas, listras e estrelas, dessa forma você poderá colocar elementos decorativos no quarto, sem que fique “brigando” os temas entre a parede e outros itens como o guarda roupas, trocador, cadeira de amamentação, cortinas etc.

Aposte na filosofia montessoriana

A proposta montessoriana é de desenvolver a independência dos pequenos desde tenra idade, por isso os elementos de interação ficam em disposição que seja facilitado o acesso ao manuseio das crianças, a cama é numa altura mais baixa, os brinquedos ficam em local onde eles próprios pegam e organizam de volta no lugar.

As roupas e livros também ficam à disposição das crianças, para que desde novos possam fazer escolhas e serem responsáveis por elas.

Outro ponto importante a se destacar é a colocação de  uma cabana, onde é determinado essa delimitação como espaço exclusivo para o bebê nos meses em que ele começa a engatinhar e dar os primeiros passos, possa utilizar de forma a criar um ambiente de privacidade e refúgio, essencial para o desenvolvimento de pertencimento e incentivo à criatividade.

Decoração temática

Sim é possível escolher um tema pré-definido e aplicar no quarto do bebê, temas com princesa, safari, astronauta, selva, praia, robô entre outros, a imaginação pode correr solta nesse momento.

O interessante é utilizar os espaços de forma inteligente, aplicar um adesivo na porta ou janela, usar tapetes que trabalhem a educação e pró-atividade da criança, pintar o teto simulando um céu de estrelas ou até mesmo fazer nichos de prateleiras com objetos decorativos diferenciados e que remetam ao tema.

As pelúcias antialérgicas são um plus para a decoração, existem de diversas formas, tamanhos e temas, como: macacos, girafas, elefantes, foguetes, dinossauro, nuvem, gota, cachorrinho, ursinho, Kombi entre outros.

Temática escandinava para o quarto.

Essa decoração prima pela simplicidade, seja nos objetos decorativos ou nos móveis, aqui o menos é mais. Peças mais discretas com toque de modernidade, tonalidades claras entre os beges e cremes em contraste com cinza e preto dão um ar de decoração clássica.

O minimalismo é o ponto chave dessa decoração, no enxoval escolha tecidos de algodão, lã, linho e sarja e nos detalhes preste atenção ao acabamento que pode ser com bordados e rendas clássicas.

Decoração marítima

Essa ideia é um clássico e requer atenção na hora de escolher os acabamentos, as cores para montar uma decoração náutica são o vermelho, branco e azul-marinho e em alguns casos utilizar o azul-turquesa como detalhe nos elementos.

Almofadas com formato de barco, âncora, boias, listras são as mais utilizadas dentro dessa temática, opte por edredons em tonalidades azuis e vermelho. Outra opção bacana é fazer nichos na parede no formato redondinho, pois remete às janelas de navios, aproveite para embutir iluminação fria nesse nicho, fica lindo!

Decoração rústica para quarto de bebê

Uma decoração com elementos naturais e toques mais amadeirados, trazem uma atmosfera aconchegante e até mesmo vintage.

Sempre prestando atenção para não pesar muito o ambiente com excessos nas tonalidades de madeira, faça uma mescla com os tons de madeira mais claros no berço, cômodas e prateleiras.

Uma dica boa é deixar tijolinho a vista, podendo ser no papel de parede em alguns pontos do quarto e se possível, deixar algumas vigas de madeira aparente.

Gostou das dicas? Deixe seu comentário abaixo e fique por dentro das novidades aqui do site.

Sou Marília Tannuri Verni – Mãe de 2 meninos (Ian – 12 anos e Lorenzo – 5 anos), publicitária, idealizadora do portal Grávida em Campinas e proprietária da loja infantil on line Petit Papillon Bebê & Criança. Uma apaixonada pelo universo infantil e por todas as chances que a maternidade nos proporciona.