Como Organizar a Casa: 8 Dicas Para Manter Sua Casa Em Ordem

Muitas pessoas pesquisam sobre como organizar a casa, seja em canais do YouTube ou páginas do Facebook e Instagram.

No entanto, juntamos nesta matéria uma série de coisas que você pode fazer todos os dias para manter sua casa em ordem.

Você pode aplicá-las de forma bem simples, todos os dias. Assim, você vai evitar passar o fim de semana organizando a sua casa, por exemplo.

São regras práticas e que deverão ser seguidas por todos, e irão ajudar muito a diminuir os problemas em sua casa.

Algumas demandam mais tempo, outras não, contudo, se você deixar acumular, uma hora terá de encontrar tempo para realizá-las.

Como Organizar a Casa? 8 Tarefas Diárias Para Casa Em Ordem

1 – Arrume sua cama

Como Organizar a Casa Arrume sua cama

Todo quarto com uma cama arrumada, aparenta ser um quarto organizado, mas o contrário também é válido.

Sendo assim, essa deve ser a primeira tarefa do dia feita por você e familiares. Isso ajudará na praticidade e poupança de energia para o restante do dia.

2 – Coloque suas coisas nos devidos lugares

Coloque suas coisas nos devidos lugares

Essa regra deverá ser ensinada para as crianças desde cedo. Esta é a regra número 1 para organizar a casa.

Ademais, isso inclui desde coisas em armários, gavetas, cestos ou qualquer coisa fixa que tenha o seu devido lugar.

Tudo tem um lugar certo para ser guardado e voltar a ser usado. Tirou algo do lugar? Devolva ao lugar que ele pertence.

Todos devem fazer o mesmo, inclusive adultos. Com o tempo, quando exercitado, isso passará a ser um hábito e fará bem a todos os moradores da casa.

3 – Organize todos os papéis

limpa em papéis

Procure sempre que possível for, montar um local organizado somente para colocar papéis. Sejam eles de faturas, publicidade ou qualquer coisa parecida.

A verdade é que é feio entrar em uma casa e ver um monte de papel acumulado em cima da mesa, por exemplo.

Imagina as suas visitas, entrar em sua casa e ver papéis ou faturas espalhadas. Por isso, procure desenvolver um local para colocar tudo isso. E sempre que possível, faça uma limpa do que serve ou não serve mais.

4 – Mantenha a Cozinha Sempre Organizada

Cozinha Sempre Organizada

Como é chato acordar e ver aquela pia cheia de louça para lavar, não é mesmo? Mesa cheia de migalhas ou cheia de coisas não guardadas é outra coisa bem feia de se ver.

Procure sempre criar uma regra para organizar a casa, principalmente a cozinha, onde cada um guarda e lava o que consumiu, e seca, colocando nos seus devidos lugares. Se isso for bem implementado, poderá ser de grande valia para você e sua família manterem a cozinha organizada.

5 – Mantenha a Roupa Sempre Organizada

Roupa Arrumada

Sempre que chegar em casa à noite, quando chegar do trabalho ou alguma atividade procure sempre guardar as roupas no local correto. Tenha sempre o hábito de organizar seu guarda-roupas, ou coloque no cesto as roupas que já estão sujas.

Se você quer facilitar isso, deixe sempre um cesto próximo do seu guarda-roupas, isso vai ajudar muito você nesse ponto. Evite deixar roupas para todo lado, pois, imagina como é feio uma visita chegar e ver roupas jogadas para todo lado.

Ensine as crianças a guardarem no local correto roupas que irão usar futuramente ou roupas que estão sujas. Isso vai ajudar muito a poupar seu tempo.

6 – Distribua As Tarefas Entre Familiares

Tarefas Entre Familiares

Sim, você ouviu isso mesmo. Você não é um burro(a) de carga. Todos da sua casa deverão ajudar na hora de organizar a casa. Se tiver crianças pequenas ou adolescentes, ensine-os a fazerem atividades também.

Existem tarefas que todos os tipos de públicos e idades podem fazer dentro de uma casa. Crianças podem guardar brinquedos, ajudar a colocar roupas no cesto, ajudar a tirar objetos da mesa. Já para adolescentes, estes podem guardar compras, fazerem suas camas, aprender a varrer e lavar louças.

Sem contar que os adolescentes podem em alguns pequenos momentos, ajudar a cuidar das crianças menores, fazerem seus próprios lanches e levar o lixo ou estender roupa. Existe tarefas para o seu marido, como lavar tudo que sujou por exemplo e arrumar seus pertences pessoais.

Quando você menos perceber, vai estar educando cada um para sua vida futura.

7 – Organização do Banheiro

Organização do Banheiro

Outra coisa que dá vergonha ao ir na casa de uma pessoa, é ver o banheiro imundo ou bagunçado. Assim como ver uma cozinha infestada de sujeira ou fogão cheio de restos.

Procure sempre indicar a cada morador para colocar as toalhas de banho pós uso em seus devidos lugares. E ensine a todos a colocar as roupas sujas no cesto de roupa suja. Se usou algum shampoo ou outro item, guarde no móvel ao qual ele pertence.

8 – Organização Entre Cômodos

Organização Entre Cômodos

Sempre que você for ir para um cômodo e você estiver em outro da sua casa, veja se o cômodo que você está indo tem algo no atual que possa ser levado para lá. Assim, você irá sempre colocar as coisas nos seus devidos lugares.

Esse simples hábito ajudará organizar a casa quase que diariamente, já que você não esta deixando algo para trás. 

Se todos da sua casa pegarem este hábito de levar as coisas para os seus devidos lugares, tudo sempre se manterá em ordem. Se está na sala e tem pratos, leve-os para a cozinha (e procure saber quem deixou para educá-lo a levar assim que consumir e faça-o lavar).

Coloque estas regras em prática na sua casa. Com isso, muito tempo será poupado! Esperamos que esta matéria tenha te ajudado a ter um vislumbre do que implementar em seu lar. E assim, melhorar a organização e a qualidade de vida no dia a dia.

Gostou das nossas dicas sobre como organizar a casa? Colabore com nosso conteúdo comentando e deixando novas dicas para manter a casa sempre organizada.