Como escolher um papel de parede para sala de estar?

A sala é aquela divisão que todos gostam de caprichar na decoração. É como se fosse o nosso cartão de apresentação e o papel de parede é um adereço essencial para personalizar o espaço e lhe dar o nosso carácter.

Há muitos fatores a serem levados em consideração na hora de escolher o papel ideal. Em primeiro lugar, considere como você usa a sala e a localização onde esta se insere na casa.

Nas salas de estar mais pequenas, um papel de parede estampado em grande escala pode dominar o espaço e, além de o tornar visualmente menor, pode ficar pouco confortável. Se a sala não tiver luz natural durante a maior parte do dia, estampas movimentadas também
podem fazer com que pareça menor.

Se o espaço for uma sala de estar de plano aberto adjacente ao jardim, um papel de parede inspirado na natureza pode dar continuidade ao espaço e dar as boas-vindas ao ar livre. Se a sala for mais uma formal, usada apenas em certas ocasiões, o espaço pode beneficiar de
uma estampa suave para criar uma sensação serena e calmante.

Antes de decidir a cor e a estampa do papel de parede para a sala de estar, defina o estilo que você quer criar na sua sala. Afinal, se os tons quentes do papel de parede são normalmente selecionados para uma sala projetada no estilo clássico, os estilos modernos acolhem uma paleta leve e fria, bem como a presença de contrastes brilhantes. Porém, além dos tons, a textura e os desenhos do papel de parede também devem se adequar ao estilo de interiores.

Aqui ficam algumas sugestões para todos os gostos.

Efeito Tapeçaria

Os designs inspirados em tapeçaria estão a tornar-se cada vez mais populares e são um ponto focal perfeito para uma sala. Muitas vezes inspirados em paisagens idílicas, eles trazem as belas cores do exterior para dentro de casa.

Com uma paleta de tons suaves de verdes, azuis e neutros pode fornecer a inspiração de cores e texturas para a restante decoração da sala.

Industrial Chic

Um estilo industrial mas moderno, este tipo de papel tem a capacidade de tornar as salas luxuosas. Visto de perto, o papel apresenta brilhantes de diversas tonalidades que criam um efeito 3D quando vemos a parede completa. Decoração com metal e veludo assentam como uma luva neste estilo.

Geométrico

Este ano estamos todos em busca de segurança e estrutura no meio do caos. Uma necessidade crescente de trazer mais ordem e controle em todas as facetas da vida aumentou a popularidade do design estruturado e simplificado. Interiores fazendo referência a arranjos geométricos elementares, relevo sutil e paletas monocromáticas criam o conforto do padrão e da rotina.

Panorama

Os panoramas de paisagem em estilo mural também vieram para ficar. Continuam a ser uma grande tendência em 2020 pois colocam as suas paredes no centro do palco e oferecem uma variedade de declarações extraordinárias para suas paredes.

Flower Power

Se você pensa que os florais tradicionais são um pouco antiquados, marque nossas palavras pois esse estilo está voltando e os padrões de estilo vovó estão na moda entre os fãs de interiores mais jovens. Apelidado de “estilo grandmillennial”, o visual consiste em florais retrô como este.

Toque Natural

Com uma maior consciência da finitude dos nossos recursos naturais, a sustentabilidade está cada vez mais presente nas nossas mentes. Portanto, não é surpreendente que os materiais naturais também estejam se transformando em papéis de parede, incluindo vime, grama, palha e seda.

Este modelo abaixo é feito à base de papel e as suas cores naturais e convidativas combinadas com a disposição cuidadosa da grama e criam um padrão listrado que é requintado e delicado.

E aí, qual o seu estilo favorito?