Como escolher o sofá ideal para sua casa?

Como escolher o sofá ideal para sua casa?

O sofá é um dos protagonistas da decoração de uma casa. Ele pode estar presente na sala de estar, na sala de TV ou até mesmo no escritório. É um móvel atrativo para sentar, relaxar, conversar ou até assistir TV.
Por isso, é muito importante tomar alguns cuidados na hora de investir em um sofá novo.
Há centenas de opções de cores, tamanhos e materiais. É importante ficar atento ao tamanho do sofá, principalmente, já que ele precisa caber no ambiente escolhido.
Além de criar um espaço confortável para os moradores, escolher o sofá ideal também significa trazer harmonia e tranquilidade para a residência. Por isso, descubra como escolher o sofá ideal para sua casa.

1 – Escolha o modelo

Para escolher um modelo de sofá ideal, é recomendado saber em qual espaço o móvel vai ficar. Em uma sala de TV dá para investir em um sofá em L, reclinável ou extensível. Esse tipo de sofá é maior e oferece mais conforto.
Já o modelo tradicional de sofá é a opção ideal para uma sala de estar. É necessário escolher um estofado mais firme e um encosto mais reto. Isso facilita o ato de sentar e levantar. Principalmente porque a sala de estar é sinônimo de convivência e interação com visitas, diferente da sala de TV.
Já o sofá para escritório precisa ser mais enxuto, com linhas retas, cor mais sóbria e acabamento resistente. No local de trabalho, é importante que o sofá seja de fácil manutenção.

2 – Tamanho do sofá

Outro fator importante na hora de adquirir um sofá novo, é o tamanho dele. Vale considerar o tamanho do restante dos móveis do espaço para criar um ambiente harmonioso.
O tapete nunca deve ter a largura menor do que o sofá. O estofado do móvel deve ficar posicionado de uma forma que harmonize o local.
Outro ponto essencial é saber a metragem do cômodo em que você vai colocar o sofá. É necessário deixar um espaço de pelo menos 60 centímetros ao redor do sofá para garantir a fácil circulação.
Além disso, leve em consideração as medidas dos pés e braços do sofá. Um modelo com estrutura que encosta no chão dá impressão de mais solidez. Já modelos com pés aparentes, prolongam o desenho do chão e do local.
Quanto aos braços, você deve considerar o estilo e a proposta decorativa do seu ambiente. Caso você queira uma aparência mais confortável, aposte em modelos largos. Já os sofás com braços mais finos dão aparência de modernidade.

3 – Materiais

Há sofás com materiais para todo tipo de gosto, muitos acompanhantes trans procurando cores fortes e brilhosas para seus eventos, e saiba que muitas lojas possuem opção de personalização de produtos. Por isso é muito importante escolher a empresa certa para atender suas expectativas. Depois de escolher o modelo e o tamanho, é hora de saber qual é o material de sua preferência.
É importante levar em conta o conforto e a usabilidade do sofá no cotidiano, além da estética. O couro é uma escolha que traz um ar elegante para o local e é fácil de limpar. No entanto, você deve evitar esse material se você mora em um lugar com temperaturas elevadas.
Caso você tenha animais de estimação ou crianças, os tecidos duráveis são mais recomendados, como o suede e o linho. Ambos podem ser impermeabilizados.
Já em uma área externa, aposte em tecidos tecnológicos que repelem a água.