Como decorar a cozinha do seu apartamento: 5 dicas

Os apartamentos costumam ter um espaço mais limitado, mas que pode ser aproveitado para suprir todas as necessidades dos moradores. O principal cômodo para qualquer família é a cozinha, pois funciona para prover a alimentação e unir as pessoas em suas dependências.

Algumas dicas podem ajudar a desenvolver um local adequado, mesmo no menor espaço, confira

5 dicas decorar a cozinha do seu apartamento

Funcionalidade é essencial

decorar a cozinha

Optar por móveis e eletrodomésticos versáteis é a chave para o sucesso, pois quando contam com mais de uma funcionalidade e ocupam um único espaço, são perfeitos para ambientes pequenos.

Ao invés de escolher uma adega climatizada e um freezer vertical, é possível ter uma geladeira de alta qualidade, como da conhecida e adorada Brastemp, que resfrie as bebidas e alimentos, mas que possua o congelador acoplado. 

O mesmo ocorre com os armários, que funcionam para armazenar os itens necessários como panelas, pratos, travessas e outros apetrechos, mas também como um balcão para apoio de fogão cooktop e outros eletrodomésticos.

Use os eletrodoméstico na decoração

Um modo de decorar, mas com peças úteis, é colocar os eletrodomésticos em exposição. Os modelos mais novos contam com design bonito e muitas cores, para que todos os estilos possam ser criados no ambiente.

Os aparelhos podem ficar em nichos, prateleiras e balcões, deixando mais simples a utilização e também a imagem do cômodo mais harmonioso.

Evite o acúmulo

O minimalismo é a condição mais indicada para locais pequenos, algumas mudanças podem fazer toda a diferença na vida dos moradores. Um multiprocessador com diversas funcionalidades, por exemplo, livra o espaço do liquidificador, processador, ralador e espremedor, afinal um único aparelho executa todas as funções. 

O excesso de talheres, pratos, copos também é desaconselhável, basta que sejam suficientes para os residentes do local e alguns extras para momentos com visitas, mas não é preciso ter 20 pratos para 4 pessoas, ou diversas coleções de copos e taças. 

O filtro de água pode ser acoplado na torneira ou a água vir diretamente da geladeira, em uma estratégia para não contar com um equipamento grande como um filtro tradicional.

Conte com a iluminação

As luzes fazem toda a diferença na decoração, inclusive na cozinha. Para o ambiente é preciso algo mais claro e que transmita limpeza, por isso a luz é essencial. Sobre o fogão, no teto, nas bancadas e até dentro dos armários, onde houver possibilidade aproveite, mas sempre que possível conte com a claridade natural, proveniente de janelas e que poupa os gastos de energia.

Pequenas mudanças

A decoração pode ficar bastante renovada com alguns toques, como pintura de parede, troca de puxadores e até com a colocação de peças coloridas no local, como talheres. Os adesivos são ótimos para apartamentos alugados e muito fáceis de instalar, já os azulejos podem ser melhorados com pintura epoxi, ao invés de trocar as peças. 

O equipamento de resfriar, a usual geladeira, é outro item que pode receber um toque de personalidade com imãs e fotografias, que ainda divertem e decoram.