Como Contratar uma Empresa de Jardinagem e Paisagismo em 5 Passos

Um jardim não é apenas um belo lugar em sua propriedade para passear e exibir aos hóspedes. Um jardim pode aumentar os níveis de serotonina e aumentar a felicidade, cultivar vegetais e não menos importante, aparecer em fotos fantásticas do Instagram.

Embora a manutenção do jardim seja uma necessidade para quase todas as casas, nem todo proprietário tem o tempo e as habilidades para cuidar adequadamente de um jardim. É aqui que contratar uma empresa de jardinagem e paisagismo se torna necessário. Os jardineiros têm experiência para cultivar e manter um jardim próspero e também têm as ferramentas e equipamentos para realizar o trabalho. 

Há muitos jardineiros que querem seu trabalho. Mas, como escolher a melhor empresa para o seu espaço verde sem sair do seu orçamento?

Compilamos cinco itens a serem observados quando você pretende contratar um jardineiro. Nosso guia fácil o ajudará a fazer as perguntas certas e realizar a pesquisa essencial para focar a sua pesquisa.  

Empresa de Jardinagem

1 Descubra o que você Quer

Seu jardim tem infinitas possibilidades. Ao planejar a contratação de uma empresa de jardinagem, a primeira coisa que você precisa fazer é descobrir quais são seus objetivos para o espaço.

Pergunte a si mesmo: “que tipo de trabalho precisa ser feito para alcançar o jardim dos meus sonhos?” As tarefas encontradas nas descrições de funções de um jardineiro podem ser aparentemente infinitas. Eles podem realizar tarefas simples, como cortar a grama e remover ervas daninhas para tarefas complicadas, como planejar jardins sazonais para diagnosticar e tratar infestações de plantas.

Pesquise online, dê uma olhada em revistas ou até mesmo verifique o quintal do seu vizinho em busca de inspiração e orientação. Depois de definir como será o seu futuro jardim, você terá clareza sobre o tipo de trabalho que precisa ser feito e qual especialista recorrer.

Se estiver procurando cultivar um jardim de flores você deve procurar um jardineiro ou paisagista especialista que estrategicamente entenda as nuances da criação de um jardim para permitir que as plantas trabalhem juntas de uma forma artística maneiras.

Para cultivar árvores férteis em sua propriedade, procure um arboricultor especializado no manejo e manutenção de grandes árvores de sombra. Para manutenção de jardim, como cortar a grama e regar as plantas, você pode procurar um jardineiro generalista ou versátil.

Encontre uma lista de especialistas em jardins abaixo e profissionais especializados em:

  • Arboristas – cirurgiões florestais especialistas no cultivo de árvores, arbustos, vinhas e plantas lenhosas
  • Especialista em relva – crescimento e gestão de relva para parques e jardins
  • Arquiteto paisagista – o especialista quando se trata de instalar lagos ou estruturas em seu jardim
  • Designers de jardins – conhecem todas as coisas sobre plantas e podem planejar o layout de seu jardim
  • Especialista em irrigação – a escolha certa quando se trata de gerenciamento de água do seu jardim
  • Jardineiro versátil ou paisagista – alguém que pode realizar o básico da manutenção geral de jardins

2 Revise suas qualificações

Você pode começar sua busca pelo jardineiro com as qualificações certas, uma vez que tenha identificado o tipo de trabalho de que precisa para o seu jardim. As qualificações podem variar dependendo do tipo de trabalho. 

Embora nem todos os jardineiros exijam uma prova física de especialização além da experiência, a educação é necessária para aqueles que praticam um determinado campo de jardinagem. Um horticultor deve ter um diploma de horticultura e entre outras certificações devido ao amplo conhecimento necessário para o trabalho. Um paisagista deve ter anos de treinamento no trabalho e um certificado ou diploma em paisagismo. Um arborista precisaria de um certificado em arboricultura.

A próxima pergunta é “Eu preciso trabalhar com uma empresa ou um jardineiro individual?”.

Quando você contrata uma empresa de jardinagem e paisagismo, uma série de serviços é coberta. Quer você precise de um paisagista ou de um cirurgião florestal, uma empresa de jardinagem pode colocá-lo em contato com a pessoa certa. Eles podem fornecer um grupo de especialistas para trabalhar em projetos de grande escala e concluir uma miríade de tarefas ao mesmo tempo. Uma substituição seria facilmente enviada no caso de o jardineiro designado não estar disponível. Por outro lado, uma empresa de jardinagem frequentemente cobra mais por causa das taxas de administração associadas. A empresa também nem sempre informa se o jardineiro designado tem as qualificações certas para o trabalho.

Se você contratar um indivíduo, terá que procurar e entrevistar o jardineiro você mesmo. Levará mais trabalho e tempo para recrutar um conjunto de jardineiros e encontrar o adequado para o trabalho; no entanto, você pode certificar suas qualificações e, muitas vezes, obter uma taxa melhor.  

3 Verifique as referências

Um jardineiro entra regularmente em sua casa e cuida de suas plantas. Você ficará tranquilo ao saber que contratou alguém em quem pode confiar, se o jardineiro tiver boas referências.

Entre em contato com a família, amigos e colegas de trabalho se souberem de uma boa empresa de jardinagem e paisagismo. Com um jardineiro que trabalhou para uma pessoa que você conhece, você será capaz de obter uma perspectiva em primeira pessoa sobre a qualidade e o estilo de seu trabalho. Você pode até ver o jardim deles para ver os resultados em primeira mão.

Simplesmente procurar online em sites como o Google pode ajudá-lo a encontrar um jardineiro se sua família, amigos e colegas de trabalho não tiverem recomendações pessoais. As empresas de jardinagem e paisagismo têm sites e plataformas de mídia social onde você pode vasculhar em busca de avaliações reais e depoimentos deixados por clientes. Avaliações autênticas de clientes lhe darão uma visão da experiência de todos os tipos de clientes em uma variedade de empregos.

Obter uma referência para um indivíduo pode ser mais complicado. Faça uma entrevista detalhada e peça-lhes os resultados de suas experiências de trabalho anteriores e uma referência pessoal. 

4 Negocie por um preço justo

Embora existam estimativas para trabalhos de jardinagem que você pode encontrar online, o custo de um trabalho de jardinagem é baseado no tipo de trabalho de que você precisa, na especialização e experiência do jardineiro e na situação em que seu jardim está atualmente. Outros fatores que influenciam o custo é a duração do trabalho (será um projeto único ou um contrato de longo prazo) e a urgência do trabalho.

Crie uma lista detalhada do que você precisa fazer e o custo estimado com base em sua própria pesquisa. Ao trabalhar com uma empresa, um gerente de conta retransmitirá o resumo do projeto e, em seguida, retornará para você com sua recomendação sobre o trabalho necessário, a quantidade de pessoal, a duração do projeto e o preço ao trabalhar com uma empresa. O custo de trabalhar com uma empresa pode ser caro, mas o custo extra é o que você paga pela conveniência.

Trabalhar com um indivíduo, por outro lado, pode ser mais barato e personalizado. Converse durante o café e até mesmo leve-os para um passeio pelo seu jardim. Os indivíduos podem criar um pedido de trabalho sob medida para você e contornar o orçamento que você fornece para eles. Você pode até discutir a manutenção do jardim que pode fazer por conta própria para reduzir custos.  

Tanto para uma empresa de jardinagem e paisagismo quanto um profissional autônomo, analise atentamente a estimativa de custos linha por linha e feche um contrato. Você não quer ser cobrado por uma tarefa pela qual não precisa pagar ou ser surpreendido por cobranças adicionais posteriormente.

5 Verificar licenças e equipamentos

No Brasil uma empresa de jardinagem ou paisagismo precisa registrar sua empresa e obter uma licença comercial. Normalmente, um indivíduo teria sua empresa listada como um único comerciante e uma operação maior seria listada como uma sociedade de responsabilidade limitada.

Dependendo de onde a empresa está localizada no Brasil, os designers de jardins e paisagistas podem precisar de licenças diferentes para operar em projetos de maior escala.

Além de uma licença comercial, as empresas de jardinagem devem ter seguro para proteger a empresa e o cliente. O seguro para pequenas empresas cobre danos materiais e roubo. Se o equipamento for roubado ou danificado, eles podem ter o equipamento danificado ou roubado substituído rapidamente para uma operação comercial tranquila. 

Com seguros, a empresa com a qual você trabalha terá mais segurança financeira. O seguro cobre danos à propriedade de terceiros e responsabilidade pelo produto, o que significa que eles serão indenizados por quaisquer danos durante o projeto. A responsabilidade pelo produto também protege seus negócios contra reclamações de danos na propriedade em que estão trabalhando. 

Por último, ao contratar um jardineiro, você precisa ter certeza de que ele possui as ferramentas certas para o trabalho. O arsenal de ferramentas de que um jardineiro precisa pode incluir um podador, aparador de grama, soprador de folhas, cortador de grama, ancinhos, pás e muito mais. 

Máquinas e instrumentos de jardinagem altamente especializados podem ser necessários para trabalhos complicados na manutenção de jardim. Reveja o plano do projeto em detalhes para garantir que eles tenham todo o equipamento necessário.