Ar condicionado faz mal? Saiba aqui!

O ar condicionado é uma maravilha nos dias de calor, mas ele também pode ajudar nos dias frios. Quando é utilizado de maneira correta, ele não faz mal, aqui você vai saber tudo sobre esse mito, e também como gastar menor energia.

Saída do ar quente

A maioria das pessoas utiliza o ar condicionado para refrescar durante o verão, mas eles também possuem a capacidade de esquentar durante o frio do inverno. Quem deixar o ar condicionado ligado durante a noite inteira, e sai de manhã no frio, pode acabar pegando uma gripe.

O corpo está quente, e quando entra em contato com o ar frio, pode gerar problemas para a sua saúde. Então programe o ar para desligar durante a noite, ou ao menos um pouco antes de você sair, assim irá evitar problemas chatos para você.

Ar condicionado sujo faz mal

O ar condicionado é um aparelho que sempre deve estar passando por manutenção. Ele é um equipamento que acumula bastante água e também pode gerar fungos. Os ácaros que acumulam no ar condicionado acabam sendo espalhados por todo o ambiente onde ele está instalado, dessa forma pode acabar gerando uma grave doença para o seu organismo.

A manutenção é fácil, você mesmo, pode realizar, para isso basta limpar os filtros do produto, e retirar a água acumulada.

Saiba como limpar o ar condicionado

Algumas pessoas podem contratar um profissional especializado para realizar a limpeza do ar condicionado, mas essa tarefa é tão fácil que você realiza em poucos minutos. Além de retirar a água e limpar os filtros, verifique se a serpentina está correta.

Dessa forma a possibilidade de criar bactérias é menor, e a conta de luz também será diminuída.

Como diminuir os custos com energia?

Realizando a manutenção periodicamente, o seu equipamento não vai consumir mais energia do que o necessário. Além da limpeza, contrate um profissional para verificar a instalação, se ela não estiver correta, poderá impulsionar o gasto de energia.

Outra dica para reduzir os gastos com a conta de luz é manter o ambiente fechado, então não deixe a porta aberta e nem as janelas, pois dessa forma o ar não entrará em contato com o de fora, e vai conseguir manter a mesma temperatura em todo o ambiente.

Compre um novo equipamento

Se você já verificou a instalação e não adiantou para diminuir os gastos com a conta de luz, e também fez a limpeza no equipamento, talvez o problema seja com o aparelho, e além do gasto excessivo, ele vai prejudicar a sua saúde. Então se isso acontecer o melhor é comprar um novo aparelho. Prefira um ar condicionado que possua o selo A do Inmetro, pois vai gastar menos energia.

Para manter a saúde boa e a conta reduzida, toma cuidado com a posição do equipamento, eles devem ser colocados 2 metros acima das janelas. Também é necessário verificar a potência da rede elétrica, e conferir se está tudo certo com a saída do ar quente. Pequenas mudanças fazem grandes efeitos.

Espero que tenham curtido as dicas, qualquer sugestão ou dúvida será bem vinda nos comentários

Até a proxima!