Aprenda a fazer vídeos de tutoriais

Com o acesso à internet e a popularização de novas mídias, cada vez mais diversas empresas estão investindo na produção de conteúdo audiovisual, especificamente em vídeo tutoriais e outros formatos que ajudam na divulgação do negócio.

O vídeo é uma mídia que tem sido muito explorada, já que é uma excelente opção para consumir conteúdos, seja de entretenimento, educacional ou de outros temas que podem ser encontrados nas seguintes plataformas: Instagram, Vimeo, Youtube, entre outras.

Isto posto, as marcas podem explorar conteúdos audiovisuais para a divulgação dos seus produtos e serviços, um diferencial que pode alavancar os resultados do negócio, além de fortalecer a imagem da marca de modo inovador e interativo no ambiente digital.

Antes de investir no formato de vídeos tutoriais é necessário entender o que é um tutorial e, porque criá-lo com este formato de mídia.

O que é um tutorial?

O tutorial consiste em uma explicação mais longa e detalhada, mostrando passo a passo sobre como fazer algo ou explicando como funciona um produto ou serviço, não esqueça seu carregador de celular para não ficar sem bateria. Um tutorial pode ser feito em formato de imagens, textos ou vídeos.

O planejamento para a criação de um tutorial é focado em criar conteúdos que visam ensinar as pessoas, com exemplos e uma forma muito didática, separando os conteúdos por seções para facilitar o entendimento.

Por que apostar no formato de vídeos?

Boa parte das pessoas preferem tutoriais com conteúdo visual do que escrito. Os vídeos são considerados ótimas ferramentas de aprendizado, pois mesmo a distância, o formato consegue criar uma aproximação e interação humana que facilita a compreensão sobre os conteúdos.

Um bom exemplo é de equipamentos que precisam ser montados. Não são todas as pessoas que têm paciência em ler um manual de instruções, ou seja, apostar nos vídeos tutoriais é uma excelente maneira da sua empresa oferecer um conteúdo de qualidade, que soluciona as dúvidas dos consumidores, além ser uma ótima ferramenta de Marketing Digital.

As vantagens dos vídeos tutoriais são:

  • Formato versátil que permite os profissionais exercerem a sua criatividade;
  • Fácil acesso, pois pode ser colocado em diversas plataformas;
  • Rapidez na transmissão de conteúdo;
  • Comunicação dinâmica e mais próxima, ajudando a suprir a falta de interação humana;
  • Maior engajamento e alcance nas redes sociais;
  • Conteúdo visual de fácil entendimento e mais atrativo.

Estes são alguns dos benefícios que os tutoriais em formato de vídeo podem proporcionar para o seu negócio.

Formatos de tutoriais

Para os iniciantes, definir o tipo de tutorial que será criado é importante, pois sabendo o que produzir é muito mais fácil conseguir elaborar o vídeo. Um ponto interessante é que o tutorial pode ser utilizado para explicar diversos assuntos, desde como fazer uma maquiagem de festa até como anunciar no Google Ads.

Os formatos mais comuns em tutoriais são:

Vídeo-aula

É um dos formatos mais comuns na internet, onde o instrutor atua como se fosse um professor, ensinando os conteúdos e falando diretamente com o público. Este tipo de tutorial é interessante para temas como: maquiagem, culinária, trabalhos manuais e no estilo faça-você-mesmo, assuntos artísticos.

Tutorial visual

São parecidos com uma vídeo-aula, mas com a diferença que não tem um instrutor, ou seja, neste formato aparece apenas as imagens do conteúdo sem a explicação auditiva, mostrar poses para fotos em academia também pode ser interessante, pois muitas pessoas gostam desse tema. A ausência da explicação com áudio não impede que os profissionais abusem da sua criatividade para tornar o tutorial interessante.

Este formato pode ser utilizado para artesanatos simples, tutoriais de dobraduras, como funciona aplicativos, entre outras possibilidades.

Screencast

É um tipo de gravação que capta o que está na tela do computador. Este formato de tutorial é interessante para ensinar o funcionamento de games, softwares e ferramentas específicas, por exemplo, o Instagram Ads.

Detalhes importantes para produção de vídeos tutoriais

Seguir algumas dicas durante o processo de criação dos vídeos é um jeito de conseguir bons resultados. Algumas dicas importantes são:

  • Escolha o tema que será abordado no tutorial;
  • Defina o objetivo do conteúdo e estabeleça um padrão de qualidade;
  • Decida o formato do tutorial;
  • Elabore o roteiro e faça alguns ensaios;
  • Prepare os equipamentos para gravação (câmera, microfone e tripé);
  • Tenha um bom ambiente;
  • Cuide do ambiente e capriche na edição;
  • Capriche na divulgação.

O processo de divulgação é muito importante, pois o segredo do sucesso está diretamente ligado ao ato de divulgar com eficiência.

Isto posto, entender como funciona o Facebook Ads, por exemplo, para criar anúncios pagos nas redes sociais, utilizar estratégias de SEO (Search Engine Optimization) como palavras-chave com descrições estratégicas e um bom tráfego é o modo de conseguir bons resultados.

Deixe um comentário