Qual é a altura ideal para uma bancada de cozinha?

Quer saber qual é a altura ideal para uma bancada de cozinha? Hoje vamos dar sugestões sobre a altura que você deve deixar sua bancada.

altura ideal para uma bancada de cozinha

Ter uma bancada na cozinha para ajudar no preparo de alimentos ou, até mesmo, servir como uma mesa de refeições acaba se mostrando necessário para entregar maior versatilidade ao cômodo. No entanto, para que isso seja aplicado corretamente, é necessário saber a altura ideal para uma bancada de cozinha.

Sim, existe um padrão estabelecido para respeitar a ergonomia domiciliar, permitindo que você e a sua família possam evitar futuras dores de coluna, problemas relacionados à postura ou, até mesmo, o desconforto na hora de sentar. Conheça, abaixo, todos os detalhes sobre o assunto.

Altura ideal para uma bancada de cozinha

Assim como dito anteriormente, existe uma altura ideal para uma bancada de cozinha, principalmente para evitar problemas a curto ou a longo prazo. Durante a preparação de alguma refeição, é comum que utilizemos a bancada para misturar ingredientes ou, até mesmo, apoiar utensílios.

Pensando nisso, é necessário que a sua bancada tenha 92 centímetros, podendo chegar a, no máximo, 110 centímetros.

Essa medida padrão irá se ajustar perfeitamente com a altura dos adultos de estatura média, fazendo com que eles tenham maior mobilidade no ambiente e, ainda por cima, evitem o desconforto.

Além disso, a profundidade apontada para uma bancada de cozinha fica entre os 50 centímetros e os 65 centímetros.

Essa medida padrão acaba por abranger a área do tampo, trazendo muito mais conforto e espaço, independente de qual seja a finalidade que, no futuro, será aplicada a ela.

O comprimento da sua bancada ficará por livre escolha, visto que devemos levar em consideração o espaço disponível na cozinha. Sendo assim, quando se opta por incluir elementos, é necessário pesquisar vários modelos prontos, visando economizar na escolha de detalhes e, também, permitir uma boa harmonização entre os móveis já presentes.

Posições para a bancada

Depois de identificar qual é a altura ideal para uma bancada de cozinha, chegou a hora de saber quais são as posições para esse móvel tão relevante.

Central

A bancada central é aquela que fica no meio da cozinha. Nesse caso, servirá como elemento de apoio e, também, ajudará a fazer as refeições do dia a dia com muito mais praticidade e conforto. Pode ser circulada por banquetas para facilitar o seu uso.

A altura da bancada de cozinha para que se incluam as banquetas poderá variar entre 92 centímetros e 100 centímetros, fazendo com que as banquetas ao seu redor possuam entre 70 e 75 centímetros.

Lateral

A bancada lateral serve para substituir os móveis de cozinha que virão com algum balcão embutido. Além de economizar espaço, você ainda poderá economizar dinheiro.

Por meio dessa opção, você deixará a sua decoração do ambiente muito mais moderna e integrada, sem grandes problemas.

Isso acontece, principalmente, porque o fogão poderá ser embutido na estrutura da bancada, fazendo com que o espaço ao redor seja otimizado. Além disso, ainda há a alternativa de optar por um cooktop, instalando-o sobre a pedra para que o design da sua cozinha seja um pouco mais atual.

Divisória

Depois de descobrir qual a altura ideal para uma bancada de cozinha, que tal optar pelo modelo com divisórias?

Casas e apartamentos estão se tornando cada vez mais compactos e, por isso, esse tipo de alternativa vai se mostrando cada vez mais viável. Ela pode receber o cooktop e o forno pré-instalado na bancada.

Em todos os casos de sua aplicação no ambiente, é necessário que ela tenha uma média de 92 centímetros, variando até, no máximo, 100 centímetros. Assim, além de evitar problemas na coluna, ainda será possível otimizar o espaço do ambiente.