5 Fatores a serem considerados ao decidir comprar uma farmácia

Comprar uma farmácia não é pouca coisa, mas aqui estão 10 dicas sobre os principais pontos a serem considerados. Existem muitas etapas no processo de compra de uma farmácia que podem ser demoradas e complexas, mas, que no final desse artigo, sua compra de farmácia lhe trará grande sucesso.

Hoje vamos nos concentrar no lado financeiro da compra de uma farmácia. Eu sei que para muitos farmacêuticos e proprietários de farmácias, administrar uma farmácia envolve muito mais do que dinheiro.

Ter uma farmácia é uma ótima plataforma para você retribuir à sua comunidade e usar ideias inovadoras para melhorar a vida e o bem-estar de seus pacientes e de sua equipe. Mas, para fazer isso, é importante que você acerte o lado financeiro também!

Aqui estão meus 10 principais fatores a serem considerados ao analisar uma farmácia em potencial para comprar:

Crescimento

As vendas e, mais importante, o crescimento dos lucros são um fator-chave a se observar ao comprar uma farmácia. As tendências históricas podem dar uma ideia de crescimento, mas é importante que você preveja o crescimento que você acredita que poderá alcançar após a compra. 

morosil preço

Também é importante considerar quais oportunidades de crescimento o negócio pode ter. Por exemplo, a farmácia está atualmente concluindo serviços profissionais ou essa seria uma área de crescimento para você seguir em frente? Às vezes, as empresas que estão atualmente com baixo desempenho terão as melhores oportunidades de crescimento. E lembre-se de que o crescimento que você pode alcançar determinará o retorno geral do seu investimento no negócio.

Margem de Lucro

A margem de lucro bruta é outro fator importante a ser considerado ao analisar o desempenho de uma empresa. A margem de lucro bruta engloba vários fatores sobre a farmácia, incluindo o poder de compra, a concorrência, o mix de produtos e vendas, descontos e marcas, ou seja desde um morosil preço até valores do setor de cosmético por exemplo. 

Para a compra de uma farmácia, é importante considerar se você pode manter a margem bruta atual do negócio ou talvez melhorá-la. Quaisquer alterações feitas no lucro bruto podem ter um impacto significativo na lucratividade geral do negócio e, portanto, são críticas para a viabilidade da farmácia.

Equipe e salários

A despesa com salários para uma farmácia é geralmente a segunda maior despesa depois do Custo dos Produtos Vendidos. Portanto, é importante revisar os salários e identificar a sustentabilidade da despesa com salários. Também é muito importante olhar para a equipe da farmácia mais como um investimento do que um custo. 

No caso de uma venda comercial, a equipe costuma ser seu maior trunfo para garantir a continuidade do comércio durante o processo de venda. Portanto, um comprador deve considerar a equipe que está atualmente instalada na farmácia e determinar seus pontos fortes, fracos, quaisquer mudanças que possam ser feitas para melhorar o desempenho, bem como como o novo proprietário se encaixará nas operações. Considere também como sua estratégia de negócios proposta terá impacto sobre os salários.

Lucro 

O lucro é talvez o fator mais importante a se observar ao analisar os lucros e perdas de uma empresa. O empréstimo bancário será reembolsado com o lucro e é também onde o proprietário recebe o seu retorno. O lucro também é a base de como o preço da farmácia será determinado e como as avaliações bancárias serão calculadas. Portanto, é um fator crítico a considerar! 

morosil preço

Em última análise, ao comprar uma empresa, você deseja garantir que poderá continuar a obter bons níveis de lucro e também aumentá-los, se possível.

Variação nas vendas e nos lucros

Ao comprar uma empresa, você analisará o desempenho histórico da empresa para que possa prever da melhor forma o que acredita que possa acontecer no futuro. Revise pelo menos 3 anos de declarações históricas para ver se houve alguma variação nos resultados nos últimos anos e, em caso afirmativo, determine quais podem ter sido as razões para quaisquer variações. Isso permitirá que você tenha algum nível de confiança sobre o desempenho futuro.

Como podemos observar existem muitos fatores a serem considerados ao obter uma farmácia, mas que com certeza seguindo todos esses passos você vai saber exatamente todos os pontos a serem analisados na compra e vai fazer um grande negócio.