5 Dicas poderosas para toda mulher empreendedora e criativa

Trabalhar como empreendedora traz as mesmas medidas de desafios e liberdade. Por isso, se manter organizada ajuda nas duas áreas.

Não importa se você deixa tudo organizado por cores ou se prefere ignorar a pilha de papéis na sua mesa, a organização é uma peça-chave de como administrar um negócio de sucesso.

Os empreendedores devem saber muito bem como ser o seu chefe necessita de muita responsabilidade para que o trabalho não se torne um caos e incontrolável.

Além de manter uma programação consistente e seguir a sua lista de tarefas, existem algumas dicas poderosas que toda mulher empreendedora e criativa deve seguir para se manter no caminho do sucesso.

1 – Foco

Com um fluxo constante de alertas e notificações nos seus dispositivos, qualquer novo som é uma distração. Para permanecer em uma tarefa, você precisa manter o foco.

Uma dica para esse caso é usar o cronômetro Pomodoro para poder se concentrar em uma tarefa que demande 25 minutos.

Para isso, use o relógio e coloque o seu telefone no modo “Não perturbe” para evitar a distração.

2 – Organize o fluxo de trabalho

Mais do que ter uma lista de tarefas, empreender também demanda uma organização dos fluxos de trabalho, com a criação de projetos, estimativa de prazos e gerenciamento da equipe.

Existem algumas ferramentas que podem ajudar na hora de pensar em vários projetos, organizar os clientes.

3 – Escolha corretamente o nicho de atuação

De nada adianta ter uma boa organização de trabalho, se você não escolheu um nicho de atuação que faça sentido na sua vida.

Muitos empreendedores iniciantes visam o dinheiro e esquecem que trabalhar com o que se gosta é importante.

Para mulheres criativas, trabalhar com decoração pode ser uma ótima forma de trabalhar com o que você gosta e ainda atuar em um segmento que tem tido um grande crescimento.

Há cada vez mais demanda por decoração de unicórnio simples e barata já que é uma temática muito procurada por crianças e jovens.

Por isso, a escolha correta de um nicho de atuação pode trazer ótimas oportunidades de trabalhar com algo que seja divertido e ainda traga ótimos rendimentos.

4 – Acompanhe suas finanças

Os impostos podem se tornar um grande monstro se você não tiver capacidade de administrar o seu próprio negócio.

Em vez de passar um tempo procurando novas receitas, faturas antigas, procure por ferramentas ou profissionais que possam ajudar nessa área.

Uma empresa de contabilidade pode ajudar no faturamento e controle de tempo, por exemplo.

Mesmo que a sua decisão seja usar uma planilha simples, a melhor forma de controlar as suas finanças é separando um tempo para focar nisso.

Mesmo que você decida usar uma planilha simples, a melhor maneira de controlar suas finanças é reservar um tempo para controlá-las.

5 – Gerenciamento de tempo

O tempo é uma das moedas mais importantes na hora de se tornar uma empreendedora, principalmente se você fatura por hora.

Por isso, é essencial usar um calendário ou outro sistema para gerenciar o seu tempo. Comece controlando o tempo para saber quantas horas está desperdiçando.

Depois, crie uma programação básica e simples no seu calendário e vá ajustando todas as semanas para adaptar as suas necessidades.

Quer você esteja começando ou já trabalhe há um tempo empreendendo: o seu negócio funciona melhor quando você tem um sistema de funcionamento.

Reserve um tempo para pensar e organizar a sua rotina, tarefas, tempo e dinheiro para evitar dores de cabeça no futuro. 

Conteúdo produzido por nosso escritor convidado Matheus Theodoro