10 Dicas Para Cuidar Bem do Seu Eletrodoméstico

Na hora de cuidar do seu eletrodoméstico é muito importante respeitar as características de cada um deles e proceder a limpeza para que a sujeira não o danifique.

Você sabia que a maioria dos eletrodomésticos pode durar muito tempo, no entanto, a forma como lidamos com eles todos os dias é que de fato encurta seu tempo de vida?

Veja abaixo as 10 dicas para cuidar bem desses objetos tão úteis, fazendo com que eles durem mais e você não precisem gastar dinheiro adquirindo outros.

  1. Nunca molhe o motor seus eletrodomésticos

O motor é uma parte delicada e a limpeza deve ser feita somente por um profissional devidamente habilitado. Portanto, tome cuidado para que essa região não molhe.

  1. Providencia a limpeza periódica

O acúmulo de sujeira, além de não fazer bem para a saúde pode contaminar os alimentos e causar doenças. Assim também, como danificar os eletrodomésticos.

Limpe-os de forma periódica ou assim que terminar de usar, como é o caso do liquidificador, multiprocessador, misteira e outros.

  1. Mantenha os longe da poeira

O excesso de pó é algo que pode danificar seu eletrodoméstico, portanto, se você mora em um lugar onde há muito acúmulo desse tipo de material providencie uma capa para eles.

  1. Não os deixem expostos às variações climáticas

Incidência diária de luz solar ou chuva pode danificar seus eletrodomésticos. Algumas pessoas deixam as máquinas de lavar em locais sem cobertura e ao mesmo tempo não providenciam uma capa para elas. Em pouco tempo, ela estará danificada.

Leia também: Balde Spin Mop – Esfregão Com Centrifuga

  1. Evite deixá-los ligados na tomada quando não estão sendo utilizados

Alguns eletrodomésticos precisam estar conectados à energia elétrica constantemente para cumprirem sua função, como é o caso da geladeira.

No entanto, outros como o liquidificador não precisam. Deixá-los conectados sem necessidade vai fazer com que eles aqueçam e tenham sua parte interna totalmente danificada.

  1. Não use os eletrodomésticos como prateleiras

Um dos grandes erros que pode causar danos é transformar os equipamentos em prateleiras, principalmente quando são colocados objetos pesados. Sendo assim, tome cuidado principalmente com as máquinas de lavar e não coloque objetos sobre a tampa.

  1. Não use facas ou demais objetos cortantes

Seja para fazer a limpeza ou tentar fazer algum reparo de emergência nunca use objetos cortantes nos eletrodomésticos. Contrate mão de obra especializada.

  1. Não abra os equipamentos

Alguns eletrodomésticos param de funcionar sem aparentemente ter nenhum problema.

Não abra para tentar descobrir o que acontecendo. Se ainda estiver no período de garantia, ao abrir você perderá a cobertura.

  1. Respeite o modo de funcionamento

Cada eletrodoméstico tem o seu jeito de funcionar. Os mais modernos podem ser programados, o que ajuda bastante na hora de utilizá-los.

Por isso, leia o manual de cada um e siga as orientações em relação ao seu modo de funcionar.

O micro-ondas, por exemplo, não deve ser ligado se estiver vazio e não é qualquer tipo de vasilha que pode ser colocado nele.

  1. Cuidado com o transporte

Em caso de mudanças é sempre importante ter cuidado com os eletrodomésticos, embale-os com plástico bolha com um manta por baixo para evitar que arranhem.

A geladeira precisa de cuidados especiais durante o transporte. Ela não deve ser inclinada mais de 40 graus e também não pode ser ligada assim que é colocada no lugar.

É preciso esperar de 4 a 6 horas para que o óleo do compressor possa voltar para o lugar e assim não danifique o sistema.

Conclusão

Todo cuidado deve ser dispensado para que seus eletrodomésticos tenham vida longa e você não precise gastar com reparos ou na aquisição de um novo equipamento.

No entanto, se mesmo depois de seguir essas 10 dicas, você ainda perceber que algum eletrodoméstico da sua casa está danificado, entre em contanto com a Formark Assistência.

Ela oferece mão de obra especializada para cada tipo de eletrodoméstico, dessa forma você sentirá mais seguro.