Piso de cimento queimado – Deixe sua casa moderna

Se tem uma tendência que está completamente em alta é o piso de cimento queimado. Diversos projetos de casas, apartamentos e inclusive escritórios estão usando esse tipo de piso, que por algum tempo ficou limitado às casas mais simples de zonas rurais.

Piso de cimento queimado

Hoje, no entanto, o piso de cimento queimado vem sendo muito utilizado devido ao seu custo que é bem acessível. Além do custo, ele possui uma beleza inigualável, o que dá um excelente resultado na decoração.

Essa forma de piso se tornou tão famosa através dos arquitetos, que nos dias atuais podemos encontrá-lo em diferentes formas e cores.

Apesar de parecer frio e escuro, a impressão que o piso de cimento queimado causa no ambiente se torna diferente quando combinada com outros materiais de decoração. Um exemplo desses materiais é a madeira que dá um toque diferente à decoração.

Quando usado corretamente, esse tipo de piso dá uma aparência rústica, mas ao mesmo tempo, clean. É ótimo para apartamentos de solteiros, por exemplo.

Piso de cimento queimado colorido

Algumas pessoas, todavia, não gostam do tom escuro do cimento queimado. Isso é facilmente resolvido com o uso de pó de mármore na mistura com a argamassa, adquirindo uma tonalidade mais clara, como na foto acima. Essa é uma ótima saída para ambientes pequeno, pois as cores claras dão a ilusão de um ambiente maior.

Mas afinal, o que é cimento queimado?

O cimento queimado é feito a partir de uma mistura à base de argamassa. Em sua composição temos apenas cimento, água e areia. O nome cimento “queimado” não tem nada a ver com fogo. Esse nome se deve ao fato de que ao disponibilizar a mistura no chão, é jogado pó de cimento enquanto essa mistura ainda está mole. Esse procedimento é feito para que se obtenha uma superfície nivelada, sem o aspecto áspero do concreto.

A ideia de inserir cores no móveis e objetos de decoração é uma ótima forma de “quebrar” a monotonia do cimento. Além de possuir várias cores, esse tipo de cimento possui alta durabilidade. Ele é a prova de salto agulha, animas, crianças e pessoas desastradas.

Como fazer o piso de cimento queimado?

Antes de tudo, queremos dizer que esse tipo de cimento é fácil de se fazer, porém aconselhamos que você contrate um profissional. Esse aconselhamento se deve ao fato de que o profissional terá o conhecimento necessário e o domínio de todas as técnicas para que o trabalho fique perfeito. Você não quer que seu piso fique torto ou rache, não é mesmo?

Dito isto, vamos ao passo a passo:

1- Primeiro de tudo, o seu piso deve ser avaliado. Se o local onde você pretende fazer o piso de cimento queimado for bem liso, será necessário fazer um chapisco. Pois somente dessa forma a camada de cimento irá aderir ao piso.

2- Depois será necessário o acréscimo de juntas de dilatação. Essas juntas são colocadas no piso a cada 2 metros de área, e é muito importante para que a camada de cimento não rache ou forme fissuras. Ao preparar a argamassa, o profissional misturará 1 medida de cimento para 4 de areia e irá adicionando água até que a consistência fique cremosa.

3- Logo após esse passo, é aplicado a massa feita com cimento, areia e água. Essa massa é aplicada em cada junta e com uma altura de, aproximadamente, 3 centímetros, para que o piso fique nivelado.

4- O diferencial dessa técnica é feito agora. Enquanto a massa ainda está úmida, o profissional polvilha pó de cimento nela, de forma a cobrir toda a área do piso. Depois que a massa absorver esse pó, o piso é alisado com uma desempenadeira de aço ou colher de pedreiro. Para um trabalho mais colorido e original, pode-se adicionar corantes ao pó do cimento.

A secagem do piso de cimento queimado pode levar cerca de dois dias. Após esse prazo, pode ser aplicado resina para deixá-lo brilhando.

Existem diversas maneiras de deixar esse piso brilhando. Pode ser usada uma cera semanalmente, pois assim é reduzido os custos com aplicação de resina. Ou como dito acima, pode-se passar uma camada de cera. Todavia, fique atento à cera utilizada. Ela deve ser especial para pisos, ser uma resina de proteção ou ainda verniz.

Pronto para transformar a sua casa e deixá-la ainda mais moderna?

Deixe nos comentários!

Fontes: casaefesta, umcomo, limaonagua e arquidicas.

Leave a Reply