Decoração de Kitnetes – Dicas Para Apartamentos Pequenos

Quer ajuda para mudar a decoração da sua Kitnet? Confira nosso artigo com as melhores dicas para decoração de kitnetes e transforme seu apartamento pequeno em um lar agradável e aconchegante!

Você sabe o que é uma kitnet?

A palavra kitnet surgiu da adaptação da palavra kitchenett, de origem inglesa. Kitchenett basicamente é uma espécie de apartamento bem pequeno, que como o nome sugere tem a kitchen, cozinha em inglês, integrada a sala.

Em alguns casos, não há um quarto, sendo apenas oferecido um outro cômodo como banheiro. Esse tipo de moradia é geralmente utilizado por estudantes, pessoas solteiras e, em alguns casos, até casais. A kitnet também pode ser conhecida como quitinete ou conjugado.

Apesar de ser um ambiente pequeno, você pode aproveitar cada espaço encontrado. Lembre-se de que esse será o seu lar. Mesmo que passe muito tempo fora, trabalhando ou estudando, é sempre legal voltar para sua residência e encontrar um lugar aconchegante.

Dessa forma, a decoração vem para transformar isso em realidade, e não apenas como luxo. Você pode fazer a decoração de kitnetes sem gastar muito. Uma das dicas é separar as áreas de acordo com as funções delas.

Então, vamos às dicas.

Dicas de decoração de Kitnetes

1- O primeiro ponto a levar em consideração quando pensamos na decoração de kitnetes é a escolha dos móveis. Sim, antes de pensar em dividir o espaço, ou em cores para ampliar, o ponto mais importante é a escolha adequada dos móveis. Pode até parecer besteira, mas eles precisam ser muito bem pensados e planejados, uma vez que eles não podem ocupar tanto espaço e devem permitir a circulação do morador.

Uma dica muito legal é pensar no minimalismo, adotando a ideia de que “menos é mais”. Mas o que isso significa?

Isso significa que você deverá pensar em adotar apenas o que for essencial. Móveis que possuem duas ou mais funções, como na foto acima, também são super bem vindos, pois otimizam o uso do espaço. Se você tiver um pouco mais de dinheiro, vale a pena apostar nos móveis planejados, pois estes são feitos especialmente para o seu ambiente.

2- Ainda pensando nos móveis, talvez o primeiro a ser pensado seja a cama. Isso mesmo! A sua cama será a responsável pelo aproveitamento dos espaços da sua kitnet. Não entendeu? Deixe que eu explique.

Como as kitnets geralmente possuem apenas um cômodo, comum à cozinha, você deverá fazer a divisão. Assim, opte por deixar a sua cama o mais longe possível da porta e da cozinha, de preferência próxima a uma janela. A cama será a responsável por delimitar onde é o seu quarto.

3- Falando em divisões, uma ótima forma de dividir o ambiente sem precisar construir nada, são os móveis. Isso mesmo! As divisórias são ótimas formas de separar os ambientes, como na foto abaixo:

Além de dividirem o ambiente, elas também servem para colocar objetos pessoais. Lembre-se sempre de adotar móveis que possuam mais de uma função.

Agora, se você anda meio sem dinheiro, você pode fazer uma substituição dessas divisórias. Uma modo criativo é o uso de caixas empilhadas, como na foto abaixo:

Outra forma de economia é o uso de cortinas! Elas dão privacidade e também um ar de sofisticação!

4- Outra dica maravilhosa para economizar espaço é o uso das portas de correr. Esse tipo de porta é perfeito para armários, pois não ocupam espaço na hora de serem abertas.

Essa dica também pode ser aplicada para separar os ambientes. Dessa forma, você terá um cômodo mais íntimo e que não tenha cheiro de comida.

5- Use tons claros! Acredito que isso não é novidade para ninguém. Ao pensar na decoração da sua kitnet, use cores claras. Como o espaço é bem pequeno, as cores escuras deixam o local ainda menor e com aparência sufocante. Portanto, aposte em tons neutros e claros.

Essas cores iluminarão o ambiente, o que trará a ilusão de um espaço maior. Além de que, os objetos usados na decoração poderão ser mais ousados. O uso de espelhos também é ótimo para ambientes pequenos, pois dá a sensação de amplitude.

6- Use e abuse da verticalidade. Por ter um ambiente bem restrito, procure aproveitar todo o espaço até o teto. Você pode instalar prateleiras e nichos. Quanto mais prateleiras, mais locais para organizar o seu ambiente. Lembre-se de que morar em uma kitnet exige organização. Pois como o espaço é, consideravelmente, pequeno, qualquer coisa simplesmente “jogada” dará ainda mais o ar de bagunça.

7- Para finalizar, use e abuse da sua criatividade na decoração de kitnetes. Afinal de contas, esse é o seu lar. Você não vai deixar de fazer a decoração dos seus sonhos, apenas porque mora em um ambiente pequeno. Use o que te faz feliz. Apenas tome cuidado para que o ambiente não fique com muitos objetos.

Agora que você já possui as dicas. O que está esperando? Mãos à obra e depois nos conte nos comentários!

Leave a Reply